Pesquise o conteúdo do blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

(TURNO VESPERTINO)
Título do filme: TEMPOS MODERNOS
Direção: Charles Chaplin

                                                                                                                                                                                                     

         Obra-prima do cinema mundial, "Tempos Modernos" satiriza a vida industrial nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929: Carlitos, o adorável vagabundo, é um operário de uma fábrica supermoderna. Carlitos entra em crise, perde o emprego e é obrigado a partir para a briga contra um mal da vida moderna: o desemprego. A sátira à industrialização é feita de forma engraçada, mas triste. Afinal, nem sempre a verdade é bela e feliz. Mas pode ser engraçada. 

RESPONDA...

QUESTÃO (1)

- Qual era o sonho que a maioria dos operários tinham e ainda tem nos dias atuais, evidenciado no filme? (T-222)

QUESTÃO (2)

O que levou o trabalhador a sofrer uma crise nervosa e até ser considerado louco pelos colegas de trabalho? (T-232)

QUESTÃO (3)

O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, traz em seu roteiro muitas discussões sociológicas. Nesse sentido, comente a questão do LUCRO abordada no filme. (T-242)

QUESTÃO (4)

A substituição do homem pelas máquinas ainda acontece nos dias atuais? E como isso acontece?  (T- 212)

ATT. Prof.ª Ellen Gomes.


57 comentários:

  1. O sonho da maioria dos operários eram, de trabalhar, ganhar mais dinheiro, para sustentar seus lares, suas famílias e comprar seus alimentos e roupas.

    Ariane Pereira 222

    ResponderExcluir
  2. resposta é que os operários gostariam de terem seus empregos fixos até tempo determinado na sua jovialidade,inicio de sua vida e construção de lar quer ter uma velhice feliz tendo o seu melhor emprego e sustento familiar por toda a vida porque e esse osonho de todo o pai de familia ser bem empregado e nunca ficar desempregado tendo sempre o que comer,beber,vestir,e,calça,seus filhos e esposas,porque é esse o pai de familia de um verdadeiro lar.


    ana edeme turma222

    ResponderExcluir
  3. O sonho de um emprego estável, onde pudessem obter todos os benefícios para uma vida digna em prol de suas famílias.




    Aluna:Danily Amanajás Turma:222

    ResponderExcluir
  4. O sonho que cada um dos operários tinham era ter sua própria casa e também poder ganhar bem só assim eles conseguiam formar uma família e isso está acontecendo nos dias atuais.Todos os trabalhadores querem ter sua vida melhor.




    nome:Ozelildo Soares turma:222

    ResponderExcluir
  5. O sonho dos operários era ter um emprego bom,digno e responsável para que pudessem ter um bom salário para ter sua própria casa,seus beneficios próprios e construir uma boa família com boas condições de vida.



    Romulo marques turma=222

    ResponderExcluir
  6. o sonho de todos os trabalhadores de hoje e ter um lar,vamos deste jeito que as possam ter uma vida digna nesse mundo.





    Rosiwanderson Coutinho turma:222

    ResponderExcluir
  7. maior sonho do operário é ter uma casa, ter trabalho para o sustento da família e nunca ficar desempregado para não faltar comida na mesa.

    Sara Brito turma 222

    ResponderExcluir
  8. no filme tempos moderns OS operários viviam sendo escravisado pelo seu chefes porque trabalhavan muito ganhando pouco sem ter dirito a nem um beneficio
    sem ter o direito de sonha com uma vida melhor pois suas vidas eran de escravimos com o passa do tempo acabou se a fabrinca porque o chefes procuran uma nova modenidade e reabrirao a fabrica novamente.mesmo assim trose a grande crise ao estado unido nos anos 30 imediatamenti apois acrise de 1929 veio a depressao e atingiu toda a uma sociedade levamdo ao desemprego de toda uma populaçao. com tudo isso o pesonagen ainda encontra um grande amor que com seu desemprego viver passando fome mais nao desiste porque tem esperança poque com as novas maquinas eli volta a trabalha mesmo sendo substituido por as mesma e nos dias de hoje nao diferente continua mais ainda poque ficou mas dificio tem muito mas modenidade do que antes. o sonho de todos sao de iqualdade recomhecimento valorizaçao focos de espelizaçao pelos modenismo da nova tecnologia de uma sociedadde modena.
    rivalda tavares soares tuma:222

    ResponderExcluir
  9. O sonho que a maioria dos operários tinham e ainda tem hoje,é ter um bom emprego onde possam usufruir dos seus direitos trabalhistas,e ter seu seu próprio sustento e de sua família.
    Não ser mas um a procura de emprego,poder capacitasse e ter mas oportunidade no mercado de trabalho,afinal ter um emprego estável é fundamental na vida do ser humano.

    Dilma Sousa Turma222.

    ResponderExcluir
  10. QUESTÃO 2

    Os trabalhadores passavam a maior parte do seu dia nas fábricas, chegavam bem cedo e tinham que levar seu almoço. Desde a hora em que chegavam começavam a trabalhar nas máquinas pesadas, sempre fazendo o mesmo movimento, repetiam sempre na medida em que a máquina acelerava, e seus movimentos com as mãos também tinham que ser rápidas pois a produção não podia parar. O excesso do trabalho deixou o trabalhador em crise nervosa devido os seus movimentos repetitivos e também por eles não terem hora de descanso, infelizmente naquele tempo se o homem não tivesse bem era visto como louco e o pior, era despedido de seu trabalho.


    Jackelane Costa Turma: 232

    ResponderExcluir
  11. QUESTÃO 2

    Foi o grande excesso de trabalho, por não ter descanso e pelo trabalho ser muito puxado. O trabalhador era totalmente explorado pelo seu patrão e acabou tendo um colapso nervoso.


    Lidiane Matias Turma: 232

    ResponderExcluir
  12. QUESTÃO 2

    Ele ficou desse jeito porque de tantos anos de trabalho naquela fábrica ele já ficou daquele jeito com aqueles movimentos nas mãos e por isso os seus amigos foram pensando que ele estava ficando louco com tudo aquilo também com tanto serviço era muito excesso do trabalho foi ficando estressado.

    Elenilda Rodrigues. Turma 232

    ResponderExcluir
  13. Questão 2

    Devido a sua carga de trabalho ele não aguentou tanta pressão, horas de trabalho, o estresse e trabalhando sem parar provocou um colapso nervoso que quem o via pensou que ele estava louco, sem entender o que estava acontecendo.


    Ana Fabíola 232.

    ResponderExcluir
  14. Questão 2

    O que levou o trabalhador a sofrer uma crise nervosa foi o trabalho repetitivo de apertar parafusos, por conta disso o trabalhador teve problemas de estresse e perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo que se parece com parafusos como por exemplo botões de uma blusa.

    Gisele Moreira Turma 232

    ResponderExcluir
  15. Questão 2

    Ele ficou daquele jeito porque trabalhava muito, ele tinha que ir no banheiro rápido e voltar de novo para o trabalho e por isso afetou ele e os colegas dele achavam que ele tinha ficado louco foi o trabalho que deixou daquele jeito.

    Ivanilza Rodrigues Turma: 232.

    ResponderExcluir
  16. ELE FICOU DAQUELE JEITO PELO FATO DE FAZER UM SERVIÇO MUITO REPETITIVO. POIS ELE NAO TINHA TEMPO PARA DESCANSAR E NEM ALMOÇAR, E ISSO O LEVOU A PARECER UM MALUCO.

    JOENE SUSAN... TURMA:2132.

    ResponderExcluir
  17. ELE PARECIA UM LOUCO PORQUE TRABALHAVA SEMPRE NA MESMA FUNÇAO, APERTANDO PARAFUSOS. E ISSO O FEZ FICAR PERTURBADO COM TANTO TRABALHO. E ESSE FOI O MOTIVO DE SEUS AMIGOS PENSAREM QUE ELE HAVIA ENLOUQUECIDO.



    JÉSSICA DE ARAÚJO.
    TURMA:232

    ResponderExcluir
  18. QUESTÃO 2

    O trabalhando ele ficou assim por causa do trabalho é os amigos pensava que ele estava ficando louco mais ele não estava não ele estava muito deticador no seu trabalho apertando parafusos..

    Janaína ferreira
    turma:232

    ResponderExcluir
  19. QUESTÃO 2

    Ele estava trabalho muito ele so deticava no seu trabalho e seus amigos estava pensando que ele estava ficando louco porque ele so queria fica apertando parafusos mais ele não estava louco não ele so estava muito deticador no seu trabalho ..

    fabricio
    turma:232

    ResponderExcluir
  20. QUESTÃO 2
    Muito excesso de trabalho levou o trabalhador ficar doido,porque eles não tinham descanso na hora certa então começou a ficar doido, ele fazia o mesmo movimento no trabalho o tempo todo,e o chefe ficava olhando eles sempre,pois a produção não podia parar.

    Edivania Pelaes
    turma: 232

    ResponderExcluir
  21. Questão2
    O que levou o trabalhador a sofrer uma crise nervosa e até ser considerado louco pelos colegas de trabalho?

    O que levou o trabalhador a ter uma crise foi o excesso de trabalho, movimentos continuos sem parar,falta de descanso adequado,condições de trabalho péssimas.
    Luciane. turma:232

    ResponderExcluir
  22. questão 2

    a grende excesso de trabalho na sua rotina , com muito pouko tempo para o descanso de seu corpo para que pode-se a ter o mesmo ritimo


    João Carlos turma:232

    ResponderExcluir
  23. questão 2

    foi a grande proporção de trabalho para ele com muito tempo repetindo o mesmo movimento que gerol uma crise em q todos pensavão que ele estva ficando louko.

    ELLEN MARE turma:232

    ResponderExcluir
  24. questão 2

    o fato de muitos de seus colegas o axarem que ele estava ficando louco nao era muito bem isso e sim o extresse por muito tempo e horas de trabalhos em pe.


    ALANA PATRICIA turma:232

    ResponderExcluir
  25. questão 2


    o qrande motivo de sua crise foi o grande volume de trbalho que fazia na fabrica eo grande horario em um movimento so e com pouco tempo para o seu descanso .

    JESSICA CAROLINE turma:232

    ResponderExcluir
  26. No filme o personagem Charles Chaplin tenta sobreviver em um mundo moderno,mesmo não sabendo nada;pois era muito humilde e vagabundo;e não tinha cursos,experiencias,ou até especialização em nada,e hoje estamos no mundo industrializado e capitalista.
    E bem como uma critica aos maus tratos que todos os operarios passavam e passam até hoje sendo que os patroes não querem nem saber se os operarios estão doentes ou não,eles só querem saber do trabalho escravo e é claro dos lucros.
    As máquinas estão tomando o lugar das pessoas nas empresas industrializadas,sendo que quem tem mas lucro em nisso,é os donos das empresas,pois ao invez de contratar 5 pessoas,contrata apenas um especializado em manusear as máquinas,e a diferença de desigualdade vem desde o ano 1936,com as criações das máquinas para o nosso mundo.Sendo assim qual é o sonho de todos os trabalhadores?
    Como Charles Chaplim era retomar ao seu emprego e ganhar todos os seus direitos e beneficios de todo trabalhador com hora extra,férias etc...;para poder da uma vida melhor a sua família e a sí próprio e no mundo de hoje não é diferente todos nós trabalhadores queremos ter um emprego digno e poder se atualizar no mercado de trabalho.



    aluna=Ramaiani Barrozo turma=222

    ResponderExcluir
  27. QUESTÃO2.

    ELE ESTAVA TRABALHANDO TANTO QUE TODOS SEUS AMIGO JÁ ESTAVA PENSANDO QUE TAVA FICANDO DOIDO MAIS ELE TAVA TÃO DETICADOR NO SEU TRABALHO SO QUERIA FAZER O SEU TRABALHO.
    JHEMYRSON ARAUJO
    TURMA:232

    ResponderExcluir
  28. QUESTÃO 2
    Foi o excesso de repetições no trabalho uma alienação , ele trabalhava muito com isso ficava cansado,extressado e entrava em crise nervosa

    Nome:LUCIANO FELIPE
    Turma:232

    ResponderExcluir
  29. questão 3

    o filme mostra que os trabalhadores tinham muitas hora de trabalhos muitos esforços físicos que estressava os trabalhadores.E no final ganhava pouco que mal dava para lucra nome;jane cabral turma: 242

    ResponderExcluir
  30. Questão 3

    O filme tempos Modernos, conta a história de um jovem operário de uma indústria e perde o emprego por causa da crise da época, o rapaz mesmo desempregado é um jovem muito engraçado.

    Lúcia Silva Turma: 242

    ResponderExcluir
  31. Resposta da questão 3:O filme "Tempos Modernos": relata as dificuldades , os absurdos impostos pelo regime trabalhista , os operários eram explorados de forma desumana pela classe dominante , não tinham direitos, só obrigação .mostrava também a luta dos operários por melhorias de salários pois o que ganhavam não permitia uma vida digna , viviam em condições sub humanas ,moravam ou podemos dizer: se aglomeravam em cortiços por não dispor de condições dignas de sobrevivência, moradia descende, escola,acompanhamento na saúde ,contraindo doenças muitas vezes crônicas. Tárcio césar turma:242

    ResponderExcluir
  32. Questão 3

    O filme mostra que os trabalhadores trabalhavam horas e horas para obter um lucro maior, para que eles tivessem seus empregos fixos.

    ResponderExcluir
  33. ele tem varias problemas ....ele e presso mas d uma vez ele vai para no hospital ............

    mas o sonho dele e supri na curica ....trabalha pra te o melhor lucro, pra te uma vida melhor e fica no emprego ate a velhice .....

    Robson Santos turma:242

    ResponderExcluir
  34. Questão 4

    Sim, inda acontece muito isso e vem acontecendo pelo seguinte fato das máquinas serem mais eficientes do que os homens.

    Felipe Luan Turma: 212

    ResponderExcluir
  35. Questão 04

    sim, pois a tecnológia teve um grande avanço e com isso o homem e vítima de suas próprias invenções,que acaba perdendo o emprego para suas maquínas...
    E os empresarios são adeptos a essa tecnologia pois tem uma grande econômia adotandos as maquínas e deixando de lado a mão-de-obra humana,e não pensam na consequencia que essa atidude vai causar ao homem...

    Aluna: Samara Stefani
    Turma: 212

    ResponderExcluir
  36. Questão 4


    Sim, isso acontece com as máquinas apresentarem trabalho mais evolutivo nos dias de hoje isso é comum usar máquinas para fazer o trabalho de uma pessoa com mais desenvoltura e menos cansativo para o homem

    Valdiclei Rodrigues T. 212

    ResponderExcluir
  37. Questão:04
    sim. porque devido o grande crescimento da população , e pouca capacitação de algumas pessoas isso ajuda com que as maquinas tome cada vez mas contra do mercado de trabalho que hoje seriam de pessoas são ocupados por maquinas ..E com isso vai ficanso escaço a falta de profissional...
    EX: ANTES ERA PRECISO TRES PESSOAS PRA CARREGA TIJOS E HOJE SAO PRECISO DE DUAS O HOMEM EA MAQUINA ...
    Estamos chegando no fim dos tempo se nem uama pessoa quizer se capacita as maquinas cade vez mas vao toma conta do empr'ego do homem ....
    Aluna: ELOISA CHRESTINE
    TURMA: 2112

    ResponderExcluir
  38. Questão 4
    Turma 212
    Edilson Dos Reis

    Sim,Porque as Maquinas Seria Muito Mais Util Para Trabalhar Para Não Ocasionar Disturbios Para o Homem.e isso Acontece Porque As Dificuldades Seriam Muito Grandes Para o Corpo Humano.

    ResponderExcluir
  39. Questão 4

    Sim, isso acontece pelo fato de as máquinas produziram mais lucros em pouco tempo do que o homem pode produzir dentro de um dia, as máquinas produzem o dobro que o homem pode produzir um dia todo.

    Ivenilce Santos T-212

    ResponderExcluir
  40. Questão 4

    Sim, pois as máquinas favorecem maiores benefícios as empresas com isso o Homem vai perdendo seu valor perante sua profissão.

    Shayenne Martins T. 212

    ResponderExcluir
  41. QUESTÃO :04
    sim . porque acontece qiandos os trabalhadores são substituidos por maquinas o homem deixa de fazer todo o trbalho pesado em quanto a maquina faz por ele os trabalhos do campo...
    ALUNA: ALDILEIA DOS SANTOS
    TURMA :2112

    ResponderExcluir
  42. Questão 4 Aldilene Miranda T- 212


    Sim, isso acontece porque os homens ainda dependem da natureza, por isso que ele é substituído pelas máquinas.

    ResponderExcluir
  43. DANILSON ARAUJO MOREIRA
    TURMA;212


    QUESTÃO:4
    SIM,PORQUE AS MAQUINAS SÃO INCASAVEIS,TRABALHAN MAIS RAPIDOS E OS PATROES NAO PAGAM SARARIOS E INDENIZAÇOES E FASEM O TRABALHO MAIS RAPIDO E PERFEITO E PRODUZEM MAIS LUCRO PARA A EMPRESA.

    ResponderExcluir
  44. Questão-4 Ediléia Marques T-212

    Sim, acontece porque as máquinas trabalham incansavelmente e assim gera mais lucro para o proprietário.

    ResponderExcluir
  45. Questão:04
    sim. isso acontece por que o tempo gasto para produzir qualquer produto com as maquinas e menos comparado ao tempo gasto pelo homem...
    ALUNA:MILEICE DUARTE
    TURMA:2112

    ResponderExcluir
  46. Questões 4
    Sim!pois a tecnologia esta cada vez mais avançada, e o aumento de desemprego é grande. pessoas que não tem um certo grau de estudos fica mais difícil de arrumar um emprego. levando as pessoas ao mundo da criminalidade por não terem oportunidade maior de trabalho. Edileide Ramos , Turma 212

    ResponderExcluir
  47. Questão 4
    sim,acontece quando o trabalho manual,é abandonado por máquinas,pois elas prestam serviços pesados e trabalham por muito mais tempo,até 24h sem parar.já uma pessoa que presta trabalho manual,ela cansa,se desgasta,e tem um tempo determinado pra começar e terminar.
    Aluna: Amanda Rodrigues Turma:212

    ResponderExcluir
  48. Questão-4 Érica Guerra T-212

    Isso ocorre através das transformações das tecnologias que vem acontecendo por causa que já até inventaram um robô que fica no lugar do médico para fazer a cirurgia, mas isso acontece no japão.

    ResponderExcluir
  49. Questão 4

    sim.
    Industrias com Maquinas cada vez mais desenvolvidas, instaladas com varias habilidades em Criação, que acaba quase que inteiramente não precisamos da mão de obra humana, pois possuem tecnologias bem avançadas.

    Aluna:GEANE CORRÊA ALVES - T 212

    ResponderExcluir

  50. QUESTÃO:4
    SIM,ISSO ACONTECE DEVIDO O HOMEM LANÇA NOVAS MAQUINAS QUE SÃO CAPASES DE SUBISITUILOS.A TECNOLOGIA GANHA CADA VEZ MAIS AVANÇOS NO MEIO DE TRABALHO E O HOMEM ACABA SENDO SUBISTITUIDO NO MERCADO DE TRABALHO PELAS MAQUINAS QUE ELE MESMO LANÇOU

    REULEN VALES DE ALMEIDA TURMA:212

    ResponderExcluir
  51. Questão:04
    sim .porque nos dias de hoje voce ja nao tanto profissional e mas maquinas e isso vai tirando o espaço de quem deveria ta trabalhando .. e com isso a de nanda de desemprego almenta por parte dos trabalhadores e cresce por parte das maquinas ...
    ALUNO: ANDREY BARRETO
    TURMA:2112

    ResponderExcluir
  52. QUESTÃO (4)

    - A substituição do homem pelas máquinas ainda acontece nos dias atuais? E como isso acontece? (T- 212)

    Sim, a substituição dos homens pelas maquinas ainda ocorrem e a tendencia é que essa substituição seja ainda mais frequente dado a dois fatores chaves, como, o avanço da tecnologia e o sistema em que somos inseridos, ou seja o capitalismo. Com o avanço tecnológico maquinas são desenvolvidas com capacidade de substituir centenas de pessoas e seu custo menor do que seria manter milhares de pessoas em uma industria.

    ResponderExcluir
  53. QUESTÃO (2)
    Os trabalhadores passa-se o dia inteiro nas fábricas, os horários dos funcionários era tão longada que os mesmo não tinham tempo para fazer suas vontades próprias, por causa das máquinas pesadas eles não contava com suas forças fisícas. Chegando em suas residências era logo de costumes a destinos ir para sua cama para descansar e acordar bem cedo, os mesmo tinha que levar seu próprio almoço.
    Os funcionários sempre repetiam os mesmo movimentos diaramente e chegando nas máquinas repetiam os movimentos de acordo com aceleramento das máquinas, e seus movimentos tinha que ser de acordo com a velocidade das máquinas para produzir produtos pois a produção não poderiam parar. O excesso do trabalho deixou o funcionário com sintomas de colapso nervoso devido os seus movimentos repetitivo e também por ele não ter horário de descanso. Naquele período se o homem não tivesse bem era visto como louco.


    ALUNO: CLEYTON RENNAN SANTOS
    TURMA: 232
    OBS: ESTAVA DOENTE.

    ResponderExcluir
  54. comerciante, Banqueiros, donos das Indústrias. Eram que formavam a Burguesia viviam nas grandes cidades, mansões, tinham de tudo.
    A classe dos operários, camponeses (Proletariado) eram os que trabalhavam nas fabricas viviam em crises. Essas eram as duas classes que viviam em constantes conflitos tanto diretamente como indiretamente.
    Aluna: Adriana Tavares Alves
    Turma: 242

    ResponderExcluir
  55. NOME: EXEMPLO
    TURMA:
    QUESTÃO 2
    GFGFGFGFGGFGFGFGGFGFGGFGFGFGFGGFGFGFGFGGFGFGGFGFGFGFGFGGF

    ResponderExcluir