Pesquise o conteúdo do blog

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

GERMINAL



O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. O filme se passa na França do século XIX e transmite muito bem aquele determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e é claro cultural. O filme é baseado no romance de Émile Édouard Charles Antoine Zola.
Trabalho das professoras: Claudia Almeida e Ellen Gomes.
QUESTÕES - Prof.ª Cláudia
 
Questão para a turma 213 – Noite
1 – Como o filme “Germinal” retrata o dia-a-dia dos proletariados e das suas famílias?
Questão para a turma 223 – Noite
2 – Explique os fatores que contribuíram para que os proletariados participassem do movimento grevista.
Questão para a turma 233 – Noite
3 – Como os diretores das minas viam os escoramentos que eram feitos pelos proletariados?
Questão para a turma 243 – Noite
4 – Comente a importância do personagem Ettiene para o movimento grevista retratado no filme Germinal.
QUESTÕES - Prof.ª Ellen
Questão 1- Turma: 212 (Tarde)
1 - Comente sobre a condição dos trabalhadores em relação à remuneração, alimentos, suas casas e habitações, do que adoecem e morrem.
Questão 2- Turma: 222 (Tarde)
2 - Comente a motivação dos trabalhadores em iniciar uma greve e suas justificativas. O que a mesma significou para os trabalhadores?
Questão 3- Turma: 232 (Tarde)
3 - Comente a visão dos patrões ou burgueses sobre a greve, e quais foram os argumentos contra?
Questão 4- Turma: 242 (Tarde)
4 - Identifique o modo de vida das classes sociais, o conflito entre elas e como se comportam perante o conflito.
 

176 comentários:

  1. explique os fatores que contribuíram para que os proletariados participassem do movimento grevista?
    RESPOSTA:os baixos salários pagos a eles,a jornada de trabalho muito longa,a falta de garantia das leis trabalhistas,a falta de tratamento medico,as péssimas condições de trabalho e a precariedade das moradias contribuíram para que os proletariados participassem da greve.
    ALUNA:Edilene da Silva Pires
    TURMA:223

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 - Comente a visão dos patrões ou burgueses sobre a greve, e quais foram os argumentos contra?
      RESPOSTA: Conforme sua visão acumula-se a riqueza na medida que se acumula a miséria – um correspondente ao outro.

      Segundo Marx, a exploração do trabalhador não decorre do fato de o patrão ser bom ou mau, mas sim da lógica do sistema: para o empresário vencer a concorrência entre os demais produtores e obter lucros para novos investimentos, ele utiliza-se da mais-valia, que constitui a verdadeira essência do capitalismo. Sem a mais-valia o capitalismo não existe, mas, a exploração do trabalho acabaria por levar, por efeito da tendência decrescente da taxa de lucro, ao colapso do sistema capitalista.

      Uma solução para o problema da grande exploração, segundo Marx, seria derrubar do poder o controlador capitalista, os empresários, com uma revolução, uma greve geral, e assim a tão idealizada sociedade comunista, apareceria, uma vez que o Estado desapareceria.

      “Através da abolição violenta dos direitos de propriedade, (os trabalhadores) centralizarão todos os meios de produção nas mãos do Estado.”
      ALUNA:Aryana Souza de Souza
      TURMA:232

      Excluir
    2. RESPOSTA: Mesmo que a mesma não tenha surgido efeitos práticos, tenha significado ficar sem salários e sem alimentos, significar correr riscos de vida devido a ação policial ou até riscos de demissão ou perda de direitos por parte dos patrões.
      ALUNO:Adriano Souza da Silva
      TURMA:232

      Excluir
    3. aluno:jackson nascimento
      turma:213
      turno:3

      o contidiano dos trabalhados da mina tinham que trabalha muito apenas ganha o seu ganha pao. muito morria pelo eccesso de carvao nos pulmos. e nem atendimento medico dava pra ajudar ate porque era unico meio de sustentar sua familias.
      enquantos puliticos vivia em sua bela poutrona fumando charuto de discutindo como administra sua economia.

      Excluir
    4. Aluna: Judite Gonçalves dos Santos
      Turma: 213
      Turno: 3°

      1. Com o filme "Germinal" retrata o dia-a-dia dos proletariados e das suas famílias?

      RESPOSTA: O filme o "Germinal" retrata as classes sociais, econômica e culturais do século XIX. Apresenta como prioridade as classes mais humildes. Inclusive a forma de trabalho dos exploradores nas minas de carvão, sem a menor condição de trabalho. Arriscando suas vidas e de suas famílias, ganhando salários miseráveis que não davam condições para suprir as necessidades alimentares para as suas famílias, sendo esses que colocavam seus próprios filhos para trabalhar.
      Vivendo numa extrema miséria, enquanto seus patrões acumulavam riquezas.

      Excluir
    5. Eles trabalhavam de sol a sol! Sem descanso sem se alimentarem direito, recebiam pouco, não dava pra sustentar a família. Não havia matérial de proteção, botavam suas vidas em riscos! Pra quase nada! Não valia apena continuar trabalhando tando assim! Eles mereciam ser recompensados por seus trabalhos.
      Isso e varios outros fatores levaram a fazer uma greve! Por melhoria!

      Excluir
    6. Eles trabalhavam de sol a sol! sem descanso,sem se alimentarem direito, recebiam pouco, não dava pra sustentar a familía. Não havia matérial de proteção, botavam sua vidas em riscos! Pra quase nada! Não valia apena continuar trabalhando tanto assim. Eles mereciam se recompensados por seus trabalhos.
      Isso e vários outros fatores levaram a fazer uma greve! Por melhores sálários e etc.

      Aluna: Erica Farias nº 12
      Turma: 223

      Excluir
  2. Após um escoramento mal feito os operários foram multados e os salários haviam sido diminuídos devido a suspensão dos pedidos de ferro para exportação. E essa situação é repassada injustamente aos trabalhadores. Então um operário recém chegado estimula os outros trabalhadores a começarem um fundo de reserva afim de iniciarem uma greve reivindicando aumento de salários e melhores condições de trabalho.
    SELLEN ALMEIDA. TURMA: 223.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessimas condições de trabalho,pois não tinham direito à nenhum beneficio, não tinham assistência médica,entre outros,seus salários mal dava para comer. E com isso resolvem criar um fundo de garantia para iniciarem a greve, a greve foi um meio de reivindicar seus direitos trabalhistas. ALUNA:Mariele Marques dos santos TURMA:223

      Excluir
    2. Os diretores das minas buscavam vantagens nos riscos que as minas ofereciam aos operários,eles queriam saber dos lucros que ganhavam com o trabalho dos operários. Aluno:Kilson Furtado Dos Santos Turma:233

      Excluir
  3. Os diretores não estavam preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com os seus lucros, por isso viam prejuízos em trabalhos mal feitos e aplicavam multas ao responsável.

    jacqueline da costa gomes tuma;233

    ResponderExcluir
  4. 1 – Comente a importância do personagem Ettiene para o movimento grevista retratado no filme Germinal.
    RESPOSTA:ELE ERA LÍDER DOS TRABALHADORES NO MOVIMENTO GREVISTA E SE ENVOLVE POLITICAMENTE NO COMBATE CONTRA AS INJUSTIÇAS TRABALISTAS CONTRA OS DONO DAS MINAS DE CARVÃO.
    TAISE FERREIRA CAVALCANTE, TURMA: 243

    ResponderExcluir
  5. Questão da turma:233
    Os diretores não acreditavam que a paralizção fosse afetar tanto as suas minas e lucros. Porque achavam que os proletariados eram totalmente dependentes deles mas os proletariados revoltaram-se por maos tratos , falta de condições de trabalho e prejuizos descontados.
    aluna: Elaine Moura Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os diretores das minas quiseram-se sobre sair em relação aos problemas que acontecia nas minas , tirando sempre vantagens sobre os proletariados . Afirmando que se algo desse errado eles mesmo teriam que arcar com as consequencias , descontando do seu próprio salario que já era inferior aos diretores das minas . Entretanto pode-se dizer que os diretores tiram vantagens aos trabalhadores de forma injusta e brutal. ALUNA: Wellen Lobato TURMA:231 , 1 TURNO .

      Excluir
  6. aluna:francinete da silva melo
    turma:233
    podemos falar também que o filme,assim como nas obras naturalistas a razão prevalecia muito as e moçoes,a arte de modificar a realidade era vista injustamente pelo poder dominante os próprios funcionarios da mina sempre questionavam seus direitos perdidos, porque para a clsse burquesa isso não valeria de nada. seus objetivos financeiros estavam acima dos propositos dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  7. são que as péssimas condições de trabalhos e a precariedades das moradias contribuem para que proletariados participavam da greve, então um operário recém chegado reestimular os outros trabalhadores a recomeçar um fundo de reserva afim de iniciarem uma greve rei indicando de solidários e melhoras condições de trabalho.
    Aluna: Juliana Vilhena Brito.
    Turma: 223

    ResponderExcluir
  8. Era o líder do movimento grevista, posso ate toma a liberdade e dizer que ele abriu os olhos daquele povo que estava acostumado de tanto sofrimento mas com medo de luta pelos seus direitos,que eles como trabalhadores começavam muito cedo na sua carreira de ''escravos'' já que era um serviço escravizado e sem ter muito o que reclamar de muita coisas ele precisavam desse trabalho,ETTIENE foi como apoio aqueles que tinha medo mas também tinha necessidade ele tinha força e coragem para luta e a sua força e coragem era tão grande que ate os seus colegas de trabalho começaram a vê q ele tinha razão e começaram a greve pela luta de seus ideais...

    ALUNA;SILVIA UANI LOUREIRO FLEXA TURMA:243

    ResponderExcluir
  9. A grande importância que ETTIENE teve, foi consolidar um movimento grevista que oprimia os mineiros que trabalhavam nas Minas de carvão com seus familiares.Esses trabalhadores eram tratados como escravos sem direitos trabalhistas e humano.

    ResponderExcluir
  10. Os baixos salários pagos,a jornada de trabalho longa,a falta de garantia das leis trabalhistas,a falta de tratamento medico,as péssimas condições de trabalho contribuíram para que os proletariados participassem do movimento grevista.


    NOME: Gracinildo da Silva Alves n°15
    TURMA: 223

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os diretores das minas buscavam lucros,pois não se importavam com os riscos que as minas ofereciam aos operários. Aluno:José Nunes Dos Santos Turma:233

      Excluir
  11. Aluno: Alan Jerffeson Rocha Picanço
    Turma 233 – Noite
    1 – Como os diretores das minas viam os escoramentos que eram feitos pelos proletariados?
    R: A condição de trabalho era desumana, viviam em regime de exploração constante e os diretores não estavam preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com a economia e seus lucros, portanto não davam a mínima condição de trabalho, mas queriam um serviço de qualidade. No filme o personagem de D’epardieu foi multado por não ter escorado perfeitamente um possível desabamento, mesmo não tendo sido proporcionado a ele condições satisfatórias para um trabalho bem feito. Portanto os diretores das minas sempre viam os escoramentos como mal feitos.

    ResponderExcluir
  12. A importância dele foi essencial,pois ele incentivou as pessoas a lutarem pelos os seus direitos.Ele encorajou as pessoas pois elas eram muito coagidas,e o Ettiene deu força e coragem para essas pessoas lutarem por aquilo que era seu de direito.Maria Francileunildes Alves Pimentel.Turma 243

    ResponderExcluir
  13. A importância foi que ettiene teve ao movimento
    grevista,foi consolidar e se envolver ao combate e a injustiça
    trabalista contra os donos de minas de carvão ou seja ettiene
    foi o apaio aqueles mineiros que trabalhavam nas minas de carvão
    cm seus familiares cmo ¨escravo¨ ele foi a razão para esses trabalhadores
    a comerçarem a luta por seus ideais.
    NOME: LUCIVALDO A. SOUZA
    TURMA: 243

    ResponderExcluir
  14. O personagem foi muito importante para os pois, ele consolidou e tomou trabalhadores frente no movimento trabalhista que muitos operarios não tinham coragem,assim começam lutar e protestar por seus direitos como trabalhadores e humanos.Assim tentando acabar com a fome e moséria de seu povo escravizado.
    NOME:DEISE BARBOSA DE SOUZA
    TURMA:243

    ResponderExcluir
  15. No meu ponto de vista nada mais foi que uma greve
    Os proletariados sofriam com más condições de trabalho,os diretores queriam um serviço de qualidade.mais não ligavam para os proletariados
    cansados de sofrer,eles se revoltaram,reuniram e protestaram com uma grande greve
    Aluna:Raimunda Gerlita Lima Albuquerque
    Turma: 233

    ResponderExcluir
  16. Um escoramento mal feito os operários foram multados e os salários haviam sido diminuídos devido a suspensão dos pedidos de ferro para exportação. E essa situação é repassada injustamente aos proletariados,o qual devia ser explorado e devidamente guarnecido de escoras pelos próprios trabalhadores.Quando a companhia reduziu o pagamento dos mineiros, rompendo aquela espécie de "economia moral" cujos princípios diziam aos trabalhadores que eles também tinham o direito de sobreviver, a crença nessa era dourada adquiriu expressão na decretação de greve.
    Maheu havia sido multado por não ter feito um "bom" escoramento. Os salários haviam sido diminuído pela nova crise (América havia suspendido seus pedidos de ferro).enfim,se os "proletariados" não fizessem um bom escoramento seriam multados...

    ALUNO: valdimir Rodrigues dos Santos
    TURMA: 233

    ResponderExcluir
  17. JOSE RONALDO RODRIGUES SALES TURMA 233

    RESPOSTA:OS ESCORAMENTOS ERAM OS PILARES DA MINA PORTANTO TINHA QUE SER BEM COLOCADO PELOS PROLETARIADOS E QUANDO UM DELES NÃO ERAM BEM COLOCADO DEVIDO AS MAUS CONDUDIÇOES DE TRABALHO OCORRIAM DESABAMENTOS E OS DIRETORES NÃO SE IMPORTAVAM COM AS VIDAS QUE ERAM PERDIDAS ELES DESCONTAVAM DOS TRABALHADORES E DESTA FORMA OBRIGANDO OS TRABALHADORES A CONTRARIR MAIS DIVIDAS

    ResponderExcluir
  18. Maria Cristina de Melo Rocha TURMA 223

    Respostas:Eram baixos salários que eram pagam a eles.após um escoamento mal feito os operários foram multados e o salário havia sido diminuídos a suspensão dos pedidos de ferros para a exploração,os mineiros que trabalhavam na mina de carvão eles eram tratados como escravos sem direitos algum.
    E essa situação eram repassadas justamente aos trabalhadores.a falta de tratamento médico as péssimas condições de trabalho e a precariedade das moradias contribuíram que os poletariados partisipassem da greve.

    ResponderExcluir
  19. Izabel Cristiane dos Santos lima, Turma 233
    O filme relata sobre a exploração de pessoas, que para ganhar o pouco, trabalhavam muito e sem condições adequadas para um bom rendimento. Os diretores estavam apenas preocupados com o faturamento, sem se importarem como seus trabalhadores estavam vivendo, contudo que acontecera ouve a grande greve, onde o proletariado lutava para melhores condiçoes.

    ResponderExcluir
  20. Josélia Cristina Palmerim Mendes, Turma 223
    O filme em questão vem expor um fato de suma importância para a história em geral que é a exploração, pois isso ocorre desde muito tempo. No filme os diretores não se importavam com a vida de seus trabalhadores,eles visavam apenas o lucro, e como os trabalhadores ganhavam pouco e suas condições de vida eram precárias eles acabavam fazendo um mal escoriamento que ocasionava o desabamento onde pessoas acabavam morrendo.

    ResponderExcluir
  21. Diele Vilhena Cordeiro . Turma : 232
    Os burgueses acahavam que os trabalhadores não mereciam receber mais do que trabalhavam,os argumentos dos trabalhadores eram aumento de salários,horas extras, so queriam viver com dignidade .

    ResponderExcluir
  22. Daniela ferreira Rodrigues, turma 222
    sociologia. Elen
    2 questao:
    baseado no filme e no que eu entendi foi que os operarios trabalhavam sofridamente em busca de dinheiro, e o que recebiam nem dava para manter a sua familia, e os motivos foram: Acordavam de madrugada sob condicoes inimaginarias, porque o estado das minas eram pessimas, sem seguranca e sem condicoes para se trabalhar com saude . As minas nao tinham equipamentos de protecao como; mascaras, iluminacao apropriada, estacas de madeira que suportavam o solo e com isso acontecia muitos desmoronamentos. Entao os motivos foram esses e com isso os trabalhadores grevaram gritando pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  23. Aluma:Rosangela Coutinho
    Turma:222
    Sociologia
    os motivos que levou os operarios a grevarem foi as pessimas condicoes que eles recebiam nas minas de carvao. Eles questionavam os seus direitos perdidos, mas para a classe burguesa isso nao valeria de nada. Por que seus objetivos financeiros estavam acima dos propositos dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  24. Aluna: Samara Costa
    Turma:222
    Sociologia: Ellen
    Os motivos que levaram os trabalhadores a gritarem pelos seus direitos foi as condições precárias no qual eles se encontravam. Como a falta de segurança, de compromisso com o trabalhador, com a sua saúde, e a falta de respeito com os seus familiares, por que passavam por necessidades. Então baseado no filme que assistir e conforme o meu entender os Burgueses não estavam nem ai para os seus operários e com todas essas péssimas condições era diminuído mais ainda os seus salários. Então os operários virão suas condições diante dessa situação e grevaram.

    ResponderExcluir
  25. os fatores foram muitos como as péssimas condições de trabalho dada aos operários da mina,os baixos salários,a longa jornada de trabalho,os trabalhadores eram tratados como escravos porque eles não tinham direitos a nada e a alta dos preços dos alimentos na sua comunidade etc...
    todos esses e outros fatores acarretaram para a entrada do proletariado no movimento grevista.

    ResponderExcluir
  26. O personagem de Gérard Depardieu foi multado por não ter escorado perfeitamente um possível desabamento, mesmo não ter sido proporcionado a ele condições satisfatórias para um trabalho bem feito. Além de terem sido multados pelo escoreamento mal feito, os salários haviam sido diminuídos devido à suspensão dos pedidos de ferro para exportação e essa situação é repassada injustamente aos trabalhadores. O trabalhador recém chegado estimula os outros a começarem um fundo de reserva a fim de iniciarem uma greve reivindicando aumento de salários e melhores condições, cada um dando uma determinada contribuição para isso, e encorajam-se a iniciar a greve.

    Aluno: Naor Dias Cavalho.
    Turma: 223

    ResponderExcluir
  27. os fatores foram muitos como as péssimas condições de trabalho dada aos operários da mina,os baixos salários,a longa jornada de trabalho,os trabalhadores eram tratados como escravos porque eles não tinham direitos a nada e a alta dos preços dos alimentos na sua comunidade etc...
    todos esses e outros fatores acarretaram para a entrada do proletariado no movimento grevista.

    Josias lima e silva
    turma;223

    ResponderExcluir
  28. Devido a suspensão dos pedidos de ferro para exportação. E essa situação é repassada injustamente aos trabalhadores. Então um operário recém chegado estimula os outros trabalhadores a começarem um fundo de reserva de iniciarem uma greve reivindicando aumento de salários dos trabalhadores.

    Aluno: Oziney Silva da Costa

    Turma : 223

    ResponderExcluir
  29. Logo de início eles se preocupavam com a greve, mas devido a tanta miséria daquela época os burgueses se tranquilizaram sabendo que os operários teriam que voltar se nao eram capaz de até morrer de fome, o argumento contra eles foi nao dar seus aumentos salariais, fazendo com que a populção se revoltasse com seu representante de que a greve não adiantou de nada, tanto que até o lider da greve voltou ao trabalho.

    Aluno: Edivam Oliveira da Silva
    Turma:232

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. A greve era um movimento sem importância para os patrões, pois eles sabiam da necessidades dos operários e sabiam que muitos deles não acreditariam nas idéias da greve e assim as fábricas não precisariam fechar.

    Aluna: Suelem Campos
    Turma: 232

    ResponderExcluir
  32. Etienne fica espantado com as condições precárias de trabalho, os baixo saláriosa miséria e a exploração, incentivados por Etienne, que por seu emprego anterior conhecia os movimentos como Associação Internacional dos Trabalhadores, Movimento Internacional socialista além das idéias de Marx e Engles, os trabalhadores criaram um fundo de reserva com o qual se manteriam após decretarem greve por melhores condições de trabalho e salário.
    A greve se alastra. Os trabalhadores passam por cada uma das minas para incentivar os “camaradas” a aderirem. A situação fica complicada quando a empresa ameaça demitir os grevistas e colocar operários belgas em seu lugar.
    Acuados pela fome, diante da real possibilidade de não terem mais com o que trabalhar, a greve perde força. Etienne é execrado por seus companheiros, chega a ser agredido, so sei isso hauahuha
    aluno: Helton palheta Silva ))r. city
    Turma: 243

    ResponderExcluir
  33. ALUNA:MARA CORREA ALVES TURMA 222 RESPOSTA:A PESSIMA CONDICOES DE TRABALHO,BAIXOS SALARIOS,FALTA DE MEDICOS,ISSO LEVOU COM QUE OS TRABALHADORES OPTASSE PELA GREVE.

    ResponderExcluir
  34. Biatriz correa alves turma 232 RESPOSTA:os patroes e burgueses nao estavam nem um pouco preocupado com que os trabalhadores estavam passando e nao acreditavam que eles viriam a fazer greve por isso multavam eles.

    ResponderExcluir
  35. Aluna: Jéssica Caroline Vieira de Souza
    Turma: 222
    Pode-se ver de forma explicita no filme o inicio das revoltas populares, pois desde o início do capitalismo, da sua implantação lá no século das grandes navegações, do capitalismo comercial, ele dá origem a profundas contradições e injustiças, marcadas pela forma de como era explorada brutalmente a mão de obra operaria inclusive infantil sem oferecer direitos, o que com certeza fez eclodir a partir dos mais conscientizados as tensões sociais, sistemas sócio-economico-politicos alternativos, a organização de sindicatos e etc. e a disseminação dessas ideias comunistas, sindicalistas, socialistas pelo mundo, nem sempre bem aceitas pelo próprio proletariado temeroso com as suas consequências, como no caso do marido da filha do personagem de Gerard que quando consegue uma melhor colocação na companhia abandona a causa, bom como Marx disse: “era necessário uma consciência de classe para o início de uma real revolução por parte do proletariado.” O processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões, o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e materiais. Esses trabalhadores só queriam apenas que seus direitos de viver fossem respeitados e digno de usufruí-los. E por fim da greve resultados negativos que estava gerando, a fome e a morte de familiares, muitos começaram a se rebelar contra o principal organizador.

    ResponderExcluir
  36. Comente a visão dos patrões ou burgueses sobre a greve, e quais foram os argumentos contra?
    Eles não deram importancia a greve dos trabalhadores, pois sabiam das necessidades dos operarios de sustentarem suas familias e por isso a greve perderia força ao decorrer de seu desencadear sem haver necessidade de atender as suas reivindicações.
    ALUNA: KAROLINE RAMALHO BORGES
    TURMA: 232.

    ResponderExcluir
  37. A greve dos operarios era vista sem grande Importancia pelos burgueses. A reivindicação por melhores salarios e condiçoes de trabalho eram ideaís distante da realidade da época. Um dos varios argumentos usados pelos patrões para não atendender ao pedido de aumento de salarios era o de que; com o aumento dos salarios as fabricas não conseguiriam atingir o faturamento necessario para seu funcionamento, indo as levaria a falencia, gerando desemprego para os operarios. Por isso muitos dos trabalhadores não aderiram a greve temendo pela piora da situação.
    ALUNO: JONATHAN MARREIRO FEITOSA
    TURMA: 232 PROFª: ELLEN GOMES

    ResponderExcluir
  38. Turma:232 Aluna: Marcela Souza
    a visão que os burguese tiveram naquela época foram de extrema preocupação em relação a revolta operaria , se no caso isso fosse prolonga e se tivesse dado certo a revolta , os burgueses seriam extremamente abalados sendo que não existiria mais classes sociais.
    argumentos foram que não podiam deixar aquela revolta se prolongar por muito tempo e nem tomar força para que nao possa ter um resultado positivo .
    meu entendimento foi esse .

    ResponderExcluir
  39. Turma:212 Aluna: Doralina Farias da Trindade
    QUESTÃO 1:atividade industrial retratada no filme mostra as péssimas condições de trabalho nas fabricas e nas minas de carvão, em virtude do baixo salários pagos aos trabalhadores por isso eles forma as chamadas periferia com péssimas condições sanitárias.

    ResponderExcluir
  40. TURMA 212 - MARIA JOSÉ ARAÚJO DA SILVA
    O filme mostra os burgueses como donos das casas, das mercearias e das fábricas.No inicio, os trabalhadores ficam com receio de aceitar as condições impostas pelos patrões.Porém, para sobreviverem,tiveram que aceitar as péssimas condições de trabalhos, com salários baixos, longas jornadas diárias e com isso, passaram a ocupar as periferias.

    ResponderExcluir
  41. Turma:212 Aluna: Lucicleide dos Santos Gomes
    QUESTÃO 1:O tema do filme Germinal se retrata a França na época da ''Revolução Industrial''. A história tem como protagonista ''Ettene'', um rapaz que vem de uma outra cidade para procurar emprego e acaba conseguindo em uma mineradora. Lá,ele indignado ao ver o trabalho semi-escravo que é proposto aos trabalhadores. Resolve então Liderar uma greve. Pelas péssimas condições a que ele se submetiam.

    ResponderExcluir
  42. TURMA 212 - BENEDITA CASTRO MACIEL MARQUES
    O filme narra as condições de trabalho na França, na época da Revolução Industrial, em que a jornada de trabalho chegava a 16 horas diárias.Os trabalhadores eram submetidos a péssimas condições, além dos baixos salários.Por morarem em locais insalubres, eram acometidas por doenças.

    ResponderExcluir
  43. TURMA:212 ALUNO: VICTOR AFONSO GOMES DE JESUS
    QUESTÃO 1:Os trabalhadores trabalhavam em péssimas condições. Os salários deles eram baixos e a fome era extremamente grande naquela sociedade operárias.E suas moradias eram simples e pequenas. E o índice de mortes dos trabalhadores eram grandes naquela época.

    ResponderExcluir
  44. Turma;212 Maria Olgaide de L. Barbosa
    Os trabalhadores viviam em condições precárias e os salários eram baixo com cargas horarias ate 16 horas incluindo crianças expostos em acidentes de trabalho.Não recebiam nenhum tipo de beneficios, trabalhavam muito e ganhavam pouco. Por isso, passavam fome e suas habitações eram precárias em péssimas condições sanitárias> Como trabalhavam demasiadamente adoeciam e morriam.

    ResponderExcluir
  45. Géssika Gleinsthai Silva Gomes, Turma 232

    Para os burgueses a greve era simplismente um pequeno atraso na produção, pois as condições miseráveis em que viviam os trabalhadores fariam com que voltassem ao trabalho nas fabricas.

    ResponderExcluir
  46. O trabalho totalmente não recompensado, a falta de salário adequado, e a péssimas condições de trabalho, além do mais os operários não conseguiam sobreviver com o que ganhavam, não dava pra sustentar a família, fora as doenças que pegavam nas minas. Uma situação lastimável, onde os operários se revoltaram com os donos das minas e começaram uma greve, onde buscavam melhores condições de trabalho. Mais nem todos eram a favor da greve, pois temiam a morrer de fome, e pensavam que não iria levar a nada. Mais a maioria entraram em greve, então acabou em violência morte e etc. Algo que poderia ser resolvido, se tornou complicado. Os opeŕrios estavam lutando por um direito e alguns acabaram até morrendo.
    Mais hoje isso é uma reflexão de vida para nova geração: Devemos dar valor ao nosso trabalho, saber que devemos ser recompensados pelo que fazemos, lutar por nossos direitos até o fim.

    Aluna: Erica Farias



    Turma:223

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Cláudia eu vim aqui fazer o trabalho sobre movimentos socias para o segundo bimestre, mas não encontrei nada aqui no blog sobre o assunto, nem uma pergunta, mas como vc disse que temos até o dia 30 de Julho vou fazer.
      No meu ponto de vista os movimentos sociais mostram o incoformismo das pessoas, pra mim um dos melhores movimentos é a manifestação, onde as pessoas saem de sua sona de conforma pra lutar e mostrar que não concordam, não aceita tal situação, nos temos muitos exemplos de décadas atraz quando as pessoas saiam gritando e levando as bandeiras por um Brasíl melhor. Vimos recentimente os jovens manifestando, mostrando que não estão conformados com nossa situação, com os ímpostos tão altos e poucos resultados, saúde, educação e etc.
      Quemos mudanças! Quando estamos incoformados devemos mostrar isso, lutar, correr atras de nossos objetivos e não desistir até consigui o que tando queremos.
      Aluna: Erica Faris nº 12

      Turma: 223


      Excluir
  47. Aluna: Andriely Modesto
    Turma:222
    A greve ocorreu porque além das más condições de trabalho, eram tratados como escravos e o que eles ganhavam mal dava para alimentar sua família. As minas estavam em péssimas condições de trabalho.
    Eles não tinham nenhuma segurança, a iluminação da mina não era adequada e por isso eles queriam lutar pelos direitos.

    ResponderExcluir
  48. Enquanto a burguesia vivia uma vida regada à luxos e ostentação, a classe operária vivia de uma maneira sub-humana, não tinha nem mesmo condições de suprir necessidades essenciais pra uma vida digna, viviam de maneira miserável. E Durante o conflito, ficou bem evidente que a burguesia pouco se importava com o bem estar dos operários, estavam mais preocupados com as finanças das fábricas, do que com todo aquele caos, tentando usar seu dinheiro e poder para contornar e não resolver o problema em questão; enquanto isso a classe operária encarava a greve, como a única forma de salvação, a única maneira de sobrevivência á tanta miséria.
    Aluna: Bárbara de Araújo Nascimento.
    Turma: 242
    Professora: Ellen Gomes

    ResponderExcluir
  49. A classe alta, vive bem com alta qualidade de vida, enquanto a classe baixa vive na miséria, o conflito se da pela oposição de interesses entre as mesmas; a classe alta tenta manipular esse conflito com dinheiro e poder, enquanto a classe operária faz o que pode, tentando ter uma pequena melhoria em suas condições de vida.
    Aluno: Marcos Augusto de Araújo Nascimento
    Turma: 242
    Professora: Ellen Gomes

    ResponderExcluir
  50. aluna:Vanda Pereira da Silva
    turma:232
    os trabalhadores lutando pela igualdade social,eles aderiram a greve para obter melhores salários,mais não obteram exodo, pois a visão dos patrões era que a greve seria sem importãncia nenhuma para eles,sendo assim eles não tinham nada a perder.Pois quem se prejudicava com isso era os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  51. Questão 4- Turma: 242
    Identifique o modo de vida das classes sociais, o conflito entre elas e como se comportam perante o conflito.
    R= Comerciantes, Banqueiros, Industriais e Diretores de companhias Burguesia, Era a classe social rica, viviam em grandes mansões nas cidades. O Proletariado, era os camponeses e os operários, trabalhavam para a burguesia, pobres que viviam em constante calamidade.
    Chegou a ponto que os operários não aguentaram a exploração e fizeram uma grande greve trabalhista, tentaram de todas as formas paralisar as fabricas e assim conseguir ter um aumento salarial, só que dificuldades e outras classes de trabalhadores funcionando as fabricas, não foi possível ter esse aumento e continuaram na mesma. Havia constantes conflitos com os donos das fabricas, mas como eles tinham mais poder economico e aquisitivo, os operários não poderiam ir adiante com nada.

    ResponderExcluir
  52. A greve ocorreu pelas más condiçoes do trabalho , trabalhavam bastante para nao recebe quase nada , correndo varios riscos ,de dessabamentos , falta de oxigenio , risco de ocorre uma explosao ,poor vazamento de gas que ocorria continuamente , e o que eles ganhavam nao dava pra compra nada , somente pao , nem remedios para os filhos menores em caso doenca da mina
    Weslley Rodrigo T:222 T:tarde P:Hellen

    ResponderExcluir
  53. Muitos trabalhadores estavam sendo obrigados a participar da greve e outros estavam por iniciativa propria, estavam lutando pelos seus direitos,queriam os seus salarios dignos por que homens, mulheres e crianças trabalhavam mas não tinham valor pelo trabalho que realizavam. A greve significou muito para eles por que estavam lutando pelos seus direitos de ter um trabalho justo,e melhores condiçoes de trabalho pois trabalhavam em condições desumanas, queriam um salario que lhe permitice manter as suas familias.

    Diessica Nobre
    Turma 222
    Prof: Ellen

    ResponderExcluir
  54. A greve dos operarios eram vistas sem grandes importancias,e que a greve era simplismente um pequeno atraso nas producoes ,e com as dificuldades que iriam passar ,os operarios provavelmente voltariam para a fabrica e que para os burgueses sendo assim eles nao tinham nada a perder pois quem saiam prejudicados eram os trabalhadores.Mas os orgumentos eram aumentos de salarios,horas extras,e que eles so queriam viver co dignidade. ALUNA:JACQUELINE RAYLA DE ALBUQUERQUE SOUSA....TURMA:232

    ResponderExcluir
  55. Os trabalhadores eram totalmente não recompensados pelo ato de seus trabalho e a falta de salário sub-humano levariam eles a um ato de greve e melhoria de salário.
    Em buscar de melhoria de trabalho e salário para suas vidas e tambem familias, trabalhadores se uniram a um lider que os lideram com conhecimento e força. lutador pelo um sonho de trabalho melhor, e justiça de um trabalhador digno.
    ALUNO:ÂNGELO NOBRE NERY TURMA:243

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTA:
      Os diretores não se preocupavam com os operários e sim com os lucros.
      Os diretores não acreditavam que a paralização fosse afetar as suas minas e lucros.
      Os proletariados eram totalmente depedente deles, por isso revoltaram-se por maus-tratos e falta de condições de trabalho.
      Aluna:Maria Deusarina Dos Santos.
      Turma:233.

      Excluir
  56. Não tinha segurança nenhuma para os trabalhadores, eles passavam mal quando eles desciam para tirar o minério as escoras não eram de total segurança para os trabalhadores que eles podiam morrer com o desmoronamento....

    ALUNO: JOELSON DA COSTA MOREIRA
    TURMA:233

    ResponderExcluir
  57. Primeiramente Larthier um aristocrata chegou as minas em busca de emprego,mas diante de pessimas condições de vida,familias passando fome por terem salarios muito baixos que mal dava para sobreviver e ainda tinham que pagar multa pelo vaganotte de 3 francos e os escoramentos mal feitos e os diretores ainda criaram um novo sistema de tárifa(capitalista) de 2 centimos por vaganotte e escoramentos por fora sendo que ainda eram descontados, não aceito pelos proletariados formaram uma delegação em busca de aumento salarial e vaganotte mas suas revindicações nao foram supridas, com a influencia de Larthier e perante a situação aderiram greve imediata.
    ALUNA:Taniely da Costa dos Santos
    TURMA:223

    ResponderExcluir
  58. Os Diretores viam como uma forma de lucrar mais,pois os proletariados eram obrigados a fazer escoramentos mas tambem eram descontados, sendo que não obtinham nenhum suporte de segurança por parte dos diretores e os proletariados arriscavam suas vidas mas isso não contava para patrões o que importava era o lucro que tinham.
    ALUNO:Diefeson Pacheco dos Santos
    TURMA:233

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ediclelma almeida de sena
      Turma:223
      É transmitir muito bem aquele determinado momento historico e seu contexto social economico e politico e é claro cultural..

      Excluir
  59. Aluna:Tatiana trindade rocha
    Turma:223
    Os diretores nao se preocupavam com os operarios e sim com os lucros..eles transmitiam muito bem aquele determinado momento historico e seu contexto social economico e politico e é claro cultural..

    ResponderExcluir
  60. Aluna:Joana Morais Corrêa
    Turma:212
    Os trabalhadores eram escravo de uma grande mineradora de carvão,sem direito a nada, e as condições de trabalho eram precária.E o risco de morte eram grande aos operários que trabalhavam na mineradora,porquê a qualquer momento podia desabar a mineradora.E as condições de vida eram extremamente precária, e o índice de prostituição eram muito grandes por troca de alguns alimentos e não eram suficiente pra eles se manterem.

    ResponderExcluir
  61. com um pensamento burguês eles somente pensavam que iam perder com a greve.
    diziam que não sabia porque os trabalhadores reclamavam se tinham casa e comida.e se negavam a dar um pequeno aumento aos trabalhadores porque os trabalhadores não trabalhavam direito.
    desse modo os burgueses capitalistas ganhavam em cima do duro dos trabalhadores.
    que não tinham direito a folga nem salario extra.

    Aluna:Jaqueline Farias
    turma:232
    professora:Ellen gomes

    ResponderExcluir
  62. Aluna:Raimunda Reis Santos
    Turma:212
    Trabalhos deles eram praticamente escravos ganhavam poucos e não tinham como se manter.A condição de moradia eram precária, tanto os trabalhadores resolveram fazer greve para reivindicar melhoria no salários.

    ResponderExcluir
  63. Aluna:Lorruama Melo Turma:212 1 - Comente sobre a condição dos trabalhadores em relação à remuneração, alimentos, suas casas e habitações, do que adoecem e morrem. Eram enviados homens,mulheres e crianças para trabalharem na mina,com o pouco que eles ganhavam,mal dava para se alimentarem.Quando algum dos filhos se casavam,a renda da família diminuía.Suas casas eram simples e por isso não havia privacidade.
    Por causa da rotina diária na mina,eles não tinham nem um tipo de tratamento médico.Por causa do contato com o carvão,muitos adoeciam e ate mesmo morriam.

    ResponderExcluir
  64. Turma:212
    Aluna:emilly evellin

    A condiçoes dos trabalhadores eram muito rùims.Eles trabalhavam por horais e horais e recebiam um salario muito baixo.
    Quase nem dava pra compra comida pra o mês enterio,as vezes as maes iam pedi pao e mateiga fiado no mercado pra da aos seus finhos.Ate o outro salario sai.
    Eles adoeceram e morreram de forme,e de doenças que davam dado.Suas casas eram pequenas e simples tinha 2 quartos ou nas vezes so 1. Quando eles chegavam da mina tormava balho de agua quente porque la era muito frio.

    ResponderExcluir
  65. alunamillaamanuellaqueiroz turma242 tinha duas classes sociais,primeira era a burguesia que era formada pelos bancarios donos das fabricas e etc.e a classe dos operarios(trabalhadores)eram os proletariodos;essas duas clases socias viviam em comflito sobre os direitos diretamente com greves e confronto mais os operarios nao ficaram com melhores condições de vida.

    ResponderExcluir
  66. Aluna:vanessa brito
    Turma:212
    1 - Comente sobre a condição dos trabalhadores em relação à remuneração, alimentos, suas casas e habitações, do que adoecem e morrem.

    Eles combatiam contra injustiça e o trabalho escravo nas minas de carvao,eles pensavam que com a greve eles podiam ganhar mais.E ter moradias melhores,como eles moravam em casas muito pobres. como naquela epoca nao tinha saneamento basico,nem agua encanada as crianças morriam de febre e outras doenças.como eles entravam em greve,eles nao tinham dinheiro para comprar alimento. Em uma parte do filme as mulheres batem no vendedor,porque ele nao quis vender pao fiado para as mulheres.
    resumindo:eles voltaram a trabalhar nas mina de carvao.

    ResponderExcluir
  67. Aluna:GESANA CARVALHO MENDES
    Turma:212
    1 - Comente sobre a condição dos trabalhadores em relação à remuneração, alimentos, suas casas e habitações, do que adoecem e morrem.

    Eles acreditavam que a paralizaçao fosse afetar tanto as suas minas e lucros. Sao as pessimas condiçoes de trabalho e a precariedade participavam das greve,alem dos baixos salarios. por morar em locais enzalubres eram cometido por doenças. Tambem nao tinham dinheiro para comprar alimento.

    ResponderExcluir
  68. turma:212
    Aluna:mayara ferreira bruno
    eram pessimas as condicoes de vida dos operarios,pricipalmente a respeito do sustento das suas familias pelo motivo dos salarios deles serem baixo para quantidade de pessoas que conviviam na mesma casa ,ou seja eram pouco o que eles recebiam ,eles trabalhavam muito e ganhavam pouco ,e as criancas e mulheres tinham que trabalha nas fabricas fazendo o mesmo trabalho pesado que dos homens ,mais nem assim com todos da familia trabalhando nas minas ,eles nao tinham uma renda boa e nem uma boa morradia ,ande eles viviam era simples e com espaco pequeno ,e nao tinha privacidade e assim nao tinha com paga remedios compra alimentos e assim iam doecendo e morrendo ,e tambem morriam atraves do desabamento das fabricas.

    ResponderExcluir
  69. A IMPORTÂNCIA DE ETTIENE foi que ele deu coragem ao povo daquele, lugar de lutar pelo seus direitos pra terem um salario melhor moradias melhores uma vida melhor diferente de como eles viviam porque aquele, povo eram escravos trabalhando, da quela forma é ele percebeu que não podia continuar assim é foi a luta com o povo é seus direito. ALUNA: ELINEIA CORREA SANTA ROSA TURMA243

    ResponderExcluir
  70. MICHELE ALVES; TURMA 222
    entre as várias potencias econômicas colonialistas. Esse processo ficou conhecido como PAZ ARMADA, sendo que o grande incentivo á indústria de armamento teve como grande laboratório de teste conflitos na Ásia e África, cujo objetivo era a expansão dos impérios coloniais.
    havia ainda a concorrência capitalista, que levava a Alemanha a rivalizar com a Inglaterra o posto de principal potencia econômica do continente, além de disputas por mercadores consumidores e produtores de matérias- primas nas áreas coloniais .

    ResponderExcluir
  71. Com a falta de segurança no trabalho e a exploraçao dos serviços q prestavam na mineraçao,corriam riscos d vida devido a constante inalaçao d um gás na mineração, crianças eram obrigadas atrabalhar cedo d mas pra ajudar nas despesas da casa,e muitas pessoas morreram devido afalta d estrutura financera para se manter, comidas,medicamentos e etc...Na busca por melhores condições d vida resolveram aderir a greve q avia sido estabelecida na época na qual muitos morreram,e com a afalta de saída para melhores condições de vida acabaram-se conformandos com a situação na qual já estavam vivendo. Aluna:Lucimara Amorim Barbosa. Turma:242

    ResponderExcluir
  72. aluna:Gérssica dos santos andrade turma:242 Os operários viviam em uma vida não muito boa ao contrario da burguesia,os operário fizeram greve para melhores condições d vida, as crianças tilho que trabalha pra ajuda a família e a via muitos conflitos com o dono da fabrica mas a greve não adiantou de nada eles ficaram do mesmo jeito trabalhando 12 horas por dia.




















    ResponderExcluir
  73. RESPOSTA:os baixos salários pagos a eles,a jornada de trabalho muito longa,a falta de garantia das leis trabalhistas,a falta de tratamento medico,as péssimas condições de trabalho e a precariedade das moradias contribuíram para que os proletariados participassem da greve

    ResponderExcluir
  74. o trabalho era pesado e o salario era pouco. geral que é a exploração, pois isso ocorre desde muito tempo. No filme os diretores não se importavam com a vida de seus trabalhadores,eles visavam apenas o lucro, e como os trabalhadores ganhavam pouco e suas condições de vida eram precárias eles acabavam fazendo um mal escoriamento que ocasionava o desabamento onde pessoas acabavam morrendo.

    ResponderExcluir
  75. Os trabalhadores eram totalmente não recompensados pelo ato de seus trabalho e a falta de salário sub-humano levariam eles a um ato de greve e melhoria de salário.
    Em buscar de melhoria de trabalho e salário para suas vidas e também famílias trabalhadores se uniram a um líder que os lideram com conhecimento e força. lutador pelo um sonho de trabalho melhor, e justiça de um trabalhador digno. turma:223 aluno: Luiz Henrique pena benjamim.

    ResponderExcluir
  76. bom o protesto grevista começou por motivo do desemprego falta de aguá e saneamento básico e não se preocupação com os trabalhadores e também os trabalhadores luta vão por um aumento no seu salario para que tive sem uma vida diguina
    aluno: lucas andré monteiro da costa
    turma:223

    ResponderExcluir
  77. O motivo do protesto foi o motivo do trabalho,que eles queriam era um aumento de salario que o salario que eles estavam ganhando não estava mas dando pra manter as suas famílias.
    Por que era só 6 francos por mẽs,e eles viram que era muito trabalho pra pouco dinheiro.E isso levou a eles fazer o protesto acabou com a morte de um deles.
    Bom oque eles fizeram pra ganha um aumento de salario,foi protesta contra o seu governo que nesse tempo eles não se em portava com o trabalhador e que eles só queriam ter lucro nas costa das pobres pessoas,e quem não luta pelos seus direitos não é digno de telo.
    ALUNO;Jhonata Brito da Silva
    TURMA;223

    ResponderExcluir
  78. As más condições de trabalho como o baixo salario, falta de segurança, moradia inadequada, ou seja, por não possuírem nenhum direito trabalhista.

    Monique Moraes Pessoa. TURMA-223

    ResponderExcluir
  79. os fatores que ocasionaram a greve , se destacaram :péssimas condições de trabalho , desvalorização de mão de obra, salario baixo , falta de segurança na área de trabalho e principalmente falta de respeito com os funcionários ! Marcelo Amanajás dos Santos. 223

    ResponderExcluir
  80. Gyrlane de Limas Paixao
    turma:233
    Os trabalhadores eram muito explorados a mina aparenta bem profunda tiṕo mais de quatrocentos metros os carros descem com cinco operários, as condiçoes de trabalho sao de enojar vivem em regime de exploraçao e os trabalhadores ficam revoltados e o chefe da mina q e o Gerarde D'epardiu e fez uma greve comtra o diretor da mina para ganhar mais dinheiro pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  81. alumo:André santos
    Eles viam como forma de obiter lucros,pois eles obrigavan os operario
    afazeren os escoramento,e não pagavan os operarios como deviam paga isso deu origen a uma revolta que acabou gerando uma grade greve .
    TURMA:233

    ResponderExcluir
  82. retratavam,mostrando o dia dia,não tinham vidas dessentes,a condição de trabalho dessentes eram explorados humilhados,as maiorias dos homens nao respeitavam as mulheres,ANDREIA DA SILVA TURMA 213

    ResponderExcluir
  83. Aluna:Larissa azevedo soares Turma:242
    os industriais e banqueiros faziam parte da burguesia que era a classe social superior donos de minas e comercios a classe inferior era os camponeses que trabalhavam na mina para a classe superior, pobres que não timão como se sustentar-se
    chegou ao ponto que os trabalhadores não aguentaram a exploração e fizeram uma grande greve trabalhista, havia constantes conflitos com os donos das fabricas, mas como eles tinham mais poder economico e aquisitivo, os operários não podiam segui em frente e desta revolta é desencadio muitos conflitos tendo como resultado até mortes.a revolta a cada dia que passava crescia, se multiplicando em razão aritmética, chegando ao ponto da caixa de reserva acabar e os trabalhadores não terem mais o que comer,começa os saques aos armazéns, fazendas, em casas de burgueses e até nas próprias minas de carvão.com os resultados negativos que a greve estava gerando, a fome e a morte de familiares, muitos começaram a se rebelar contra o principal organizador

    ResponderExcluir
  84. eles trabalhavam em minas de carvão sem nenhuma igiene sem segurança alguma e ganhavam muito pouco que nem dava para compra o pão de cada dia,ou seja, pra o sustento de suas famílias.tinham que trabalhar por mais de 12 horas seguidas e não tinham direito a ferias suas moradias eram precárias pela falta de egiene adquiriam doenças. luciano brito 213

    ResponderExcluir
  85. Eles não davam importância por que sabiam que a greve dos operários não passava de uma simples idéia e eles sabiam que não seria necessário o fechamento das fábricas por que conheciam as necessidades dos operários.

    Aluna: Ana Caroline Medeiros Cardoso , 232

    ResponderExcluir
  86. 4 - Identifique o modo de vida das classes sociais, o conflito entre elas e como se comportam perante o conflito.

    as classes sociais, constituídas no mundo do trabalho, engendram práticas,culturais, de consumo, de lazer, de sociabilidade.Os estilos de vida funcionariam como uma espécie de supermercado do pronto a consumir hedonista e narcísico, amiúde associado às teorias da livre escolha de actores racionais, num certo paralelismo com as teorias económicas neoclássicas.
    os conflitos sociais existentes dão-se entre, de uma lado a burguesia e o Estado e de outro os proletariados,governava o pais quem tive-se mas dinheiro e poder o que a burguesia tinha de sobra.

    Aluno:Ezequiel Da Gama Monteito Turma:242

    ResponderExcluir
  87. há uma grande diferença em distinguir duas realidades ou ate mesmo duas clases socias,pois,as duas existem em determinados tempos e lugares.é bom lembrar que desde os tempos passados ja existia essa oposição,ou seja,enquanto os poderosos,os senhores de engenho mandavam,se apoderavam das coisas mas belas de grandes portes,por outro lado os escravos viviam na miseria trabalhando direto pra ter o que comer,hoje em dia não é diferente,muitos poderosos ou até mesmo pessoas que teêm dinheiro menosprezam as pessoas de baixa renda,o conflito entre essas duas classes sociais sempre vai existir,pois o mundo é desse jeito,em qualquer lugar a qualquer hora.
    Aluna:FABIOLA SILVA VIANA.
    TURMA:242.

    ResponderExcluir
  88. nas classes sociais os mais favorecidos eram os que tinham mais dinheiros ,como a burguesia que viva sempre no luxo.E o proletario eram menos favorecidos tinham que trabalha muito nas minas.
    centralidade absoluta das relações sociais de produção e as abordagens pós-estruturalistas, de pendor pós-moderno, para quem tudo o que é sólido se dissolve no ar.
    alguns a burguesia eram solidarios davam algumas coisas para os proletaros mais não era o sufiente para vive bem.

    Aluna:Iraneide Freita Turma:242

    ResponderExcluir
  89. na classe a burguesia eram nomeada com titulo de nobreza ,por ser mas bem vestido e educado e ter bem mas dinheiro e modos ,o proletario não faziam parte da auta sociedade,por ser menos favorecidos de dinheiro luxo e modos.
    as duas classes viviam bem,mas para o proetario à miseria eram mas forte,com isso eles queriam viver,e lutaram pelo seus direitos.

    Aluna:Jessica Nunes De Almeida Turma:242

    ResponderExcluir
  90. Olá caríssimas Prof. Hellen e Cláudia,
    Aproveitando a oportunidade, quero parabenizá-las pela iniciativa de utilizar o blog para atividades dos alunos, estimulando-os a viver novas experiências e a busca de um aprendizado mais autônomo e de caráter interativo. Parabéns pelo foco pedagógico da pesquisa.
    Coincidentemente, estou participando de um curso sobre o tema e as observações destes dias ratificaram a minha convicção sobre a utilização pedagógica dos blog e o potencial das TIC na educação.
    Contem comigo.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  91. OS DIRETORES NÃO VIAM COM BONS OLHOS OS ESCORAMENTOS,POIS ISSO OS PREJUDICAVA,UMA VEZ QUE ELES SÓ PENSAVAM EM SEUS PRÓPRIO BENEFICIO. OS PROLETÁRIADOS NÃO TINHAM NEM MESMO ONDE MORAR,E POR ESSE MOTIVO ELES SE REVOLTARAM E COMEÇARAM A PENSAR EM PROTESTAR.E UMA DAS MANEIRAS DE PROTESTO FOI UM ESCORAMENTO RUIM.POIS ELES NÃO SUPORTAVAM MAIS SEREM HUMILHADOS E ESCRAVIZADOS.
    EVANICE DIAS DE BARROS.
    TURMA 233

    ResponderExcluir
  92. AS CAUSAS DOS OPERARIOS ENTRAREM NA CREVE. FOI AS PESSIMAS CONDIÇOES DE TRABALHO POIS NÃO TINHAM NEM UMA SEGURAÇA.E BAIXO SALÁRIO,E QUANDO TINHA ALGUM ESCORAMENTO QUE PESSAVAM EM SAIR DO LOCAL AINDA PEGAVAM MULTA...ESTAVAM CANSADOS DE TRABALHAR MUITO E RECEBER MUITO POUCO...
    ALUNA:CÁSSIA HELENA RODRIGUES DOS SANTOS
    TURMA:223

    ResponderExcluir
  93. eles trabalhavam muito , ganhavam pouco com isso nao tinha condiçoes ,seu filhos pequenos ambem trabalhava na mina , se isso ja era cansativo pros adultos imagine para as crianças que trabalhavam ali ,màs condiçoes de serviço vazamento de gas ,nao recebiam mascara nenhum outro tipo de proteçao, o espaço era pequeno causando dores mosculares , o que recebiam gastavam a metade em bebida para esquece um pouco o aperreio , e gastando nisso nao dava nem pra compra o pao , por que o que eles mal comiam era pao .
    Wemerson Ribeiro Pena Turma:222 . Turno:tarde Prof:hellena

    ResponderExcluir
  94. Por que o trabalhadores eles aderiram a greve para obter melhorias salariais mais eles nao obteram exado.Os patroçoes nao importava para eles,por que quem seria prejudicados era os trabalhadores.
    Aluna:iza hannieli azevedo dos santos
    turma:232

    ResponderExcluir
  95. Os trabalhadores lutando pela igualdade social.Melhores salarias mais não obteram resultad.Os pratrois eles achavam que a greve seria sem importancia .Eles só queriam melhores condiçoes de trabalha e salario.

    Aluna:Thaynara trindade santana
    Turma:232

    ResponderExcluir
  96. Aluna:Claudia Oliveira de Souza
    Turma:212
    QUESTÃO 1: As condições de trabalhos aos operários eram, extremamente precário.Os salários deles eram baixos,suas condições de vida eram pequenas.E as mulheres se prostituíam a troco de alimentação pra poder sobreviver.Suas moradias não eram dignas e fixar para morar.

    ResponderExcluir
  97. aluna:daniela rodrigues pereira
    turma:222
    professora:ellena


    os trabalhadores entraram em greve pelo fato que as condisoes de vida nao eram as melhores pois homes e mulheres e criancas eram explorados para poder obter pelo ,emos o alim,ento pois seus salarios eram baixos demais... por isso aderiram a greve para melhores condisoes de vida...

    ResponderExcluir
  98. aluno: alessandro da silva amaral
    turma: 222
    professora: ellen
    os trabalhadores enteram em greve pelo fato de que antes eles viviam pela mao de obra, eles tinhao suas proprias rendas .. mas com a chegada das fabricas e obras tinham que trablhar em dobro pois o que ganhavam eram muito pouco... com isso homem e mulheres e criancas comesaram a trabalhar muito cedo... ai que a greve comeso pois eles queriam melhores condisoes de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retrata que os trabalhadores eram totalmente desrespeitado, tanto com o trabalho,quanto com seus direitos humanos, foi quando resolveram fazer greve para obterem direitos dignos,Para terem melhor condições de trabalho e que pudessem ganha salário a altura de seu serviço que era escravizado. aluna:Rita de Cassia Pantoja da Silva..213

      Excluir
  99. Os operários tinham muito trabalho pra ser feito,mais recebiam pouco quase nada se sujeitando a maus tratos e vendo sua família passar fome morrendo, sem remédios,sem pão e ver suas filhas se prostituindo em troca de comida,com a greve eles pensavam que a situação iria mudar mais não mudou,muitos morreram e nada foi solucionado.
    aluna:karla oliveira da silva freitas
    turma: 242

    ResponderExcluir
  100. Aluno:Valmir Oliveira dos Santos Turma:242
    O filme retrata a diferença de classes sociais entre os burgueses e os operários que ali trabalhavam.Os trabalhadores eram obrigados a trabalhar sem condições segurança e a alimentação era precária, crianças e mulheres eram obrigadas a trabalhar.Por isso, os operários começaram a articular greves, como forma de reação a as condições de submissão.


































































































































































































































































































































































































































































































































    ResponderExcluir
  101. A burguesia era dona das grandes fabricas tinha as melhores coisas, ja os trabalhadores tinham baixos salarios, que mal dava pra sustentar suas familias. Estavam cansados de trabalhar muito e ganhar pouco Por isso, decidiram fazer greve para ter melhores condições de trabalho e melhorar as condições de vida, mas não tiveram muito exito.
    Aluno:Fabrício Magave turma:242

    ResponderExcluir
  102. Os diretores não estavam preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com os seus lucros,Portanto os diretores das minas sempre viam os escoramentos como mal feitos contudo que aconteceu uma grande greve, onde o proletariado lutava para melhores condiçoes de vida.
    Aluno:Reginaldo Gomes turma 233

    ResponderExcluir
  103. Os diretores das minas não se preocupavan com o bem esta dos funcionários e sim com os lucros que geravam aos burgueses ou melhor a diferença social, cultural, economico, era visível por isso que o proletariados começaram a luta por melhores salarios e isso gerou conflito entre a burguesia e o proletariado.
    Aluna:Jocilma de Oliveira Correa.
    Turma 233

    ResponderExcluir
  104. Os diretores não estavam preocupados com o que acontecia aos operários, e sim com os seus lucros, por isso viam prejuízos em trabalhos mal feitos e aplicavam multas ao responsável.
    ALUNA:Renata lobato oliveira
    TURMA233.

    ResponderExcluir
  105. Os diretores não acreditavam que a paralização fosse afetar as minas e lucros diferença social, cultural, economico, era visível por isso que o proletariados começaram a luta por melhores salarios e isso gerou conflito entre a burguesia e o proletariado.
    Aluna:Diana Lima de Paiva.
    Turma:233

    ResponderExcluir
  106. aluno:olemax de souza lacerda
    turma;213
    data:06/06/2013
    eles trebalhavam por muitos horas sequidas ou seja por mais de 12 horas sequidas sem direito a ferias sem direito a nada nem dava para sustenta suas familia moram econdicoes desumana sem privacidade alguma.em relacao egiene era zero tanto no trabalho quanto em casa ele tos tomavam banho na mesma agua.

    ResponderExcluir
  107. aluna maria ormindarina, turma 213, o filme germinal retrata as famílias de uma situação critica: As famílias trabalhavam muito e nao eram assalariadas, pois o que ganhavam, dava mal pra sobrevier , trabalham, homens mulheres e crianças, viviam num desconforto muito grande, na hora de dormir não tinham cama, não tinham rede, não tinham nada.

    ResponderExcluir
  108. ALUNA:AFONCINHA RODRIGUES DIAS TURMA:213 {ELES TINHAM QUE TRABALHA VARIS HORAS POR DIAS NAO TINHAM DIREIO EN NADA AS VIDAS DELES ERAM MUITO PRECARIAS AS MAES TINHAM QUE PEDI COMIDAS AS PESSOAS MELHORES DE VIDAS TODOS TINHAM QUE TRABALHA,CRIANÇAS,MULHERES E ADULTOS ERA UMA VIDA MUITA SOFRIDA MAS MESMO ASSIM ELES TIVERAM FOÇAS PARA LUTAR CONTRA ISO.ELES COMEÇAROM UMA GREVE PARA CABA COM AS ESCRAVIDAO E DA UM INICIO NUMA VIDA BOA.

    ResponderExcluir
  109. nome:wagner ruan de lima duarte turma:213 {as vida dele era muito precarias na quela epoca ele trabalhavom numa mina de carvao sem nem uma segurança pra vida deles.mulheres,criança e jovem tambem tinha que trabalha para ajuda nas dispezas da casa eles viviam numa pequena casa muito precaria algumas mulheres pediam comida nas casa de pessoas que tinham mas condiçoes esa era a verdadeira historia de vida deles.

    ResponderExcluir
  110. nome:maria raimunda da conceiçao turma:213
    os praletoriado começarom a uma greve para melhora asua vidales trabalhavom numa mina de carvao para sobreviver as mulheres e as criaças tambem tinham que trabalha eles moravom numa casa muito precari noa tinha quorto era so um salao pequeno ele eram muito pobles algumas mulheres saim no povoados pedinto comidas nas casa das pessoas que tinha mas condiçoes esa era as suas condiçoes de veda deles

    ResponderExcluir
  111. nome:francidalva pinheiro alves turma:213
    os proletariados participavom de uma greve que era para melhora as suas vida precarias .que eles eram obrigado a trabalhar varias horas por dia sem si alimenta bem sem dormim bem trabalhavom. sem neuma segurança para as sua vidas nas minas de carvao as mulheres nao tinha opiniao propia era os homem que mandavam nelas,as mulheres e crianças eram obrigados a trabalhar tambem para nao passarem fomem algumas mulheres pediam comidas para as pessoas que tinham mas comdiçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: raimundo junior turma:213
      eles trabalhavam em minas de carvão sem nenhuma igiene sem segurança alguma e ganhavam muito pouco que nem dava para compra o pão de cada dia,ou seja, pra o sustento de suas famílias.muito precaria algumas mulheres pediam comida nas casa de pessoas que tinham mas condiçoes esa era a verdadeira historia de vida...

      Excluir
  112. O cenário do filme GERMINAL é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada por extrema miséria econômica e muita degradação humana.Na década de
    1980 o fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra,principal pólo de sustentação econômica em várias cidades gerou uma forte crise entre os trabalhadores.
    Aluno:José Raimundo
    Turma:213

    ResponderExcluir
  113. Eles trabalhavam por mais de 12horas seguidas,sem segurança e em condições desumanas e ganhavam muito pouco que nem dava para sustentar suas familias.
    Eles moravam em casas sem conforto nenhum e sem nenhuma noção de privacidade.
    cansados de viver de forma desumana comecaram a se mobilisar perante seus chefes,grevando!

    ALUNA: ZENAIDE XAVIER S ARAGAO
    TURMA:213

    ResponderExcluir
  114. Eles viviam sem nenhum direito trabalhista , suas casas sem higiene trabalhavam do por do sol ate nao conseguirem mais , trabalhavam tan to e nao conseguiam quase dinheiro algum , revendicaram para conseguir uma melhora de qualidade de vida.
    ALUNA: PATRICIADE SOUZA CORREA
    TURMA:213

    ResponderExcluir
  115. Eles trabalhava sem parar e sem um salário digino. Onde não exista nenhuma higiene, maravam em moradia desumanas. E ganhavam uma misera; que nem dava para mate sua família.ele estava cansando de viver de dessa forma. aluno: clebeson soares primavera turma:213

    ResponderExcluir
  116. Os direitos deles não eram vistos com bons olhos pois eram vitima de um trabalho escravo não tinha, direito de decimo,ferias muito e outros benefícios o filme retrata o que hoje ainda muitos trabalhadores vivem no mundo trabalhista sem o seus direitos legais ainda temos muito a o que conquistar pois somos o coração do trabalho sem nos funcionários não tem como ter trabalho. ALUNO:ANTONIO DA SILVA NASCIMENTO JUNIOR

    ResponderExcluir
  117. oq eu entendi do filme e que o trabalho era muito escravo ,traballhavam dia e noite sem descanço sem condiçoes e tao pouco igiene ,as vida dele era muito precarias na quela epoca ele trabalhavom numa mina de carvao sem nem uma segurança pra vida deles.mulheres,criança e jovem tambem tinha que trabalha aluno:max azevedo paes turma:213

    ResponderExcluir
  118. ELES trabalhava sem parar e sem um salário digino. Onde não exista direitos. deles não eram vistos com bons olhos pois eram vitima de um trabalho escravo não tinha, direito de decimo,ferias muito e outros benefícios ALUNO: ALCIMAR VILHENA MACIEL TURMA: 213

    ResponderExcluir
  119. adenilson brito machado.turma-213.....eles eram explorados,e obrigado a trabalhar nas minas sem qualquer segurança,sem nenhuma folga para descanso,tanto os homens e mulheres eram obrigado a trabalhar para ajudarem nas dispesas da casa.e não tinham nem um pouco de igiene e respeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que retrata é que os operários trabalhavam em uma mina de carvão,e o estado de trabalho era humilhante por que eles eram obrigado pelo capatas a trabalhar doente,foi então que aderiram a greve para melhoria de trabalho e aumento de salário,por que ganhavam pouco e não dava para sustentar sua família,só comiam pão amanhecido com água e as crianças tomavam água quente feito sopa,quando não mamavam mas.Aluna:Maria Goreth Lacerda Costa 213

      Excluir
  120. o filme relata que as pessoas não eram dignos de ter los seus direitos,tinham maus tratos,todos trabalhavam adultos e crianças,não tinham salario suficiente pra ser manter,trabalhavam alem do normal se alimentavam mal,as condições de vida era muito rara na quela época eles trabalhavam numa mina de carvão sem nem uma segurança de vida.aluna gilmara turma 213

    ResponderExcluir
  121. ELES TRABALHAVAM POR MAS DE 12 HORAS SEGUIDAS SEM SEGURANÇA ALGUMA,GANHANDO, TÃO POUCO QUE MAL DAVA PRA SUSTENTAR SUAS FAMILHAS E MORAVAM EM CONDIÇÕES DESUMANAS ONDE NÃO EXISTIA EGIENE PELAS CONDIÇÕES EM QUE MORAVAM ONDE NÃO EXISTIA PRIVACIDADE ALGUMA RESUMINDO ELES TRABALHAVAM HUMILHADOS SEM PODER RCECORRE A NENHUM DIREITO POR ISSO COMEÇARAM A LUTAR POR SEUS DIRETOS TRABALHISTA.VALDILENE BAIA PACHECO TURMA 213

    ResponderExcluir
  122. Dorival da silva lima.. Turma:213.. eles eram explorado,não tinham respeito por eles,tomavam banho da mesma água e também não tinham comida

    ResponderExcluir
  123. nome:maria cristina turma:213
    as vidas deles na quela Època eram muito sofrida eles nao tinham direito em nada principalmente na vida social eles tinham que trabalhar varias horas ´por dia sem ter direito numa boa segurança no trabalho.
    as vidas deles eram muito sofrida, mulheres,crianças,jovens e adultos tinham que trabalha para sobreviver.as mulheres nao tinha a opiniao propia elas eram simples mente uma maquina de produzir filhos.

    ResponderExcluir
  124. Nome: Wanderleia dos Santos Lima
    Turma: 213
    O filme retrata o estado em que viviam as famílias, em suas moradias precárias, de espaços pequenos, com pessoas dormindo junto uma das outras, sem nenhuma privacidade, a falta de infra - estrutura e saneamento básico, e de serviços básicos; como água encanada, e muitas de suas necessidades feitas do lado de fora da casa. A luta dessas famílias de trabalhadores era constituída por homens, mulheres e jovens, que tinham sua mão de obra explorada pela burguesia, com altas carga horária de trabalho, sem instrumentos adequados para exerce-los, o baixo salário, e tendo que tirar do próprio bolso, dinheiro para comprar vigas para escorar o teto da mina, e terem assim um pouco mais de segurança e não perderem a vida. Lutavam diariamente para dar o que comer a suas famílias. Com isso a revolta dos trabalhadores começa mesmo que timidamente a lutar por melhorias em seus locais de trabalho e a diminuição da carga horária de trabalho.

    ResponderExcluir
  125. Eles trabalhavam por muitas horas seguidas sem descanso algum, e o sálario que eles recebiam não dava nem para sustentar suas famílias , trabalhavam feito escravos eram escravos daqueles homens cruéis que diziam ser seus chefes ... Eles trabalhavam sem segurança alguma ,suas casas não tinham conforto, cansados de viver assim reivindicavam pelos seus direitos.
    ALUNA:VALDILENE
    TURMA:213

    ResponderExcluir
  126. O filme mostra o estado sub-humano em que viviam essas famílias, em um espaço pequeno, tendo que dividir tudo, da acama onde dormiam, a água que tomavam banho. A luta diária para ter que comer muitas vezes tendo que pedir, ou implorar ao dono da taberna para que lhes vendessem pão fiado, a alta carga horária de trabalho, a falta de segurança e o baixo salário, não aguentando mais serem explorados e sem nenhuma perspectiva de melhoria eles se unem para lutar por seus direitos.

    ResponderExcluir
  127. O filme mostra o estado sub-humano em que viviam essas famílias, em um espaço pequeno, tendo que dividir tudo, da acama onde dormiam, a água que tomavam banho. A luta diária para ter que comer muitas vezes tendo que pedir, ou implorar ao dono da taberna para que lhes vendessem pão fiado, a alta carga horária de trabalho, a falta de segurança e o baixo salário, não aguentando mais serem explorados e sem nenhuma perspectiva de melhoria eles se unem para lutar por seus direitos.
    ALUNA: IVONETE MORAES
    TURMA: 213

    ResponderExcluir
  128. Aluna: Antonia Regina Ribeiro
    Turma:233

    1– Como os diretores das minas viam os escoramentos que eram feitos pelos proletariados?
    Como os diretores não se importavam com os trabalhadores das minas, se alguns deles fossem pegos fazendo escoramentos com certeza seria descontado do seu salário no final do mês. Os diretores só pensavam nos lucros enquanto eles tinham mesas fartas os trabalhadores coitados só adquiriam doenças e mais dividas sem falar que passavam necessidade.

    ResponderExcluir
  129. Aluna: Gleicy Kelly L. Pinheiro
    Turma:233

    1– Como os diretores das minas viam os escoramentos que eram feitos pelos proletariados?
    Os diretores das mineradoras mesmo não dando boas condições de trabalho, quando eles notavam os escoramentos mal feito logo procuravam os operários responsável e puniam com altíssimas multas, sem ao menos sim portar o quanto aquele valor iria prejudica-los, o que importava mesmo era que o prejuízo não viesse prejudicar a própria mineradora trazendo prejuízo para os bolsos deles mesmos.

    ResponderExcluir
  130. Turma:243
    Aluno:Ângelo nobre nery
    Vivemos numa sociedade que é colocada, a prova do abandono governamental de políticos. Que não enxergam o desesperos de pessoas inconformado pela precariedade da saúde, estudo, ao ponto de uma pessoa olhar pra isso e dizer chegar de roubo,enganação,mentiras, e ir pra rua e através de uma comunicação
    Chamada Facebook movimentou uma nação inteira para lutar pelo seu direitos.
    De mostrar que através da unidades e capaz que possamos revolucionar,nossa país a fazer os grandes políticos, olhar para um povo que à contou de um sono que tinha adormecido pois aquele que tem
    sede de justiça será farto.

    ResponderExcluir
  131. vivemos no mundo que e cheio de ilusao e mentiras,por riso que estas pessoas foram para rua e revendica seua direitos humanos,estavam cansado de ser umilhados pelos os governates do nos brasil,nos seres humano samos ser vivos e queremos ter mas respeitos por nós,qeremos isto tambem mas saude ,seguransa e mas educasão para os nosso filhos etc.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vivemos no mundo que é cheio de ilusão ementiras,poriso que estas pessoas foram para rua e revendica seus direitos humano e estavam cansado de ser humilhados pelos seus governate do nos brasil,nós seres humano samos ser vivos e queremos mas respeito por cada um de nós,queremos isto tambem mas educasão,saude e segurasae e etc.

      Excluir
  132. eles quere que o nós brasil seja mas visto,como sem rolbo,sem menos saude e sem menos segurasa,poriso eles fizeram está caminhada pelos nossos direitos ,como o nos brasil tem varios politicos que só pensa neles mesmos,e esquese das pessoas que votaram neles eseus deveris de ajuda nós,queremos mas saude e segurasa e tambe mas e educasão para tosd nós do brasil e etc.

    ResponderExcluir
  133. francinete da silva melo
    turma 233
    vivem no mundo cheio de mentiras,se o povo foi pra rua é porque. queremos mudaça.
    o brasil esta precisando,de mais educação saude. o povo quer mudança o custo de passagem de onibus é muito alta. apopulação quer menas currupição.nós queremos um brasil melhor

    ResponderExcluir
  134. Raimunda gerlita
    turma:233
    Ta na hora do sistema mudar do nosso pais.Por isso a população acordou cansou de ficar calada durante muito tempo,só criticar não resolve ,chegou a hora de com seu voto tudo,estava acumulado nesta corrupção que a sociedade se encontra.Na saúde,educação,moradia,e segurança mesmo assim vimos a insegurança que tivemos de assistir e,ate fomos atingidos pelo vandalismo de muitos que estão acostumados a viver desta maneira,que não resolve nada só atrasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 – Como o filme “Germinal” retrata o dia-a-dia dos proletariados e das suas famílias?
      os trabalhadores nao tinham direito nenhum,Pessoas muito pobres, cheias de filhos, com roupas velhas e bem usadas, vivendo em condições deploráveis. Trabalho exaustivo, independente da idade, sexo, ou etc. O que ganhavam mal dava para matar a própria fome, por isso tinham baixa expectativa de vida .

      aluna:maria cristina
      turma:213
      turno:3º

      Excluir
  135. MOVIMENTOS SOCIAIS

    RESPOSTA:

    NOS ÚLTIMOS DIAS ESTAMOS CONVIVENDO COM ALGUMAS REIVINDICAÇÕES NO BRASIL, SOMENTE COM MOVIMENTOS QUE O POVO CONSEGUE CHAMAR A ATENÇÃO DOS NOSSOS
    GOVERNANTES, QUANDO APARECE DINHEIRO PARA INVESTIR NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E OUTROS.
    QUE BOM QUE AS VEZES A POPULAÇÃO É OUVIDA.
    SOU A FAVOR DO MOVIMENTO, JÁ CHEGA DE TANTA CORUPÇÃO E TANTO ROUBO.
    JÁ ESTAR NA HORA DE O POVO DEVOLVER NAS URNAS O QUE OS GOVERNANTES MERECEM,
    E QUE O MOVIMENTO NÃO TENHA OUTRO RUMO, PARA FAVORECER ALGUNS POLÍTICOS E VÂNDALOS QUE ESTÃO SÓ PARA ENFRAQUECER OS DIREITOS DO POVO,

    ALUNA: ELAINE MOURA MENDES
    TURMA: 233

    ResponderExcluir
  136. no brasil estamos passando por inúmeras manifestações sociais, as quais estão repercutindo no mundo inteiro o objetivo dessas manifestações é por uma saúde de qualidade,educação,segurança,transporte e etc.A população esta cançada de promessas e corrupções,pois pagamos impostos e não recebemos o retorno que deveria.
    aluno:jose ronaldo
    turma:233

    ResponderExcluir
  137. NOME:HHHHHHHH
    TURMA:GGGG
    QUESTÃO 4
    fhbhjhdbkfjbkfsdjbdkfsbdfshbdfhbfdHGFTFYTFYTFY

    ResponderExcluir
  138. 3.resposta:o filme germinal o personagem de d´pardieiro foi multado sido proporcionado a ele condições satisfatórios para um trabalha bem feito.Além de terem sido multado divido ao escoramento mal feito, os salários havia sido desmentidos divido a suspensão dos pedidos de ferro para exportação e essa situação é repassada injustamente aos trabalhadores. o trabalhador recém chegado estimular ou outros a começarem um fundo de reserva a fim de iniciarem uma greve reivindicando aumento de salários e melhores condições, cada um dando uma determinada contribuição para isso, e encoraje-se a iniciar a greve. nome:luziane mendes
    turma: 231
    resposta da:233

    ResponderExcluir
  139. Nome.Luane Bacelar
    Turma.241.Questao 4 da turma 243

    Ettiene chegou a mina em busca de trabalho,mas não foi o que esperava chegando lá percebeu que havia vários problemas na quele lugar tipo a falta de estrutura naquele local, os operário viviam na miséria o salário mal dava pro seu sustento.
    Então veio a ideia de fazer greve no proposito de que poderiam ter direito em um aumento salarial e uma boa alimentacao ,mais para os burgueses aquilo nao passava de uma brincadeira e perca de tempo para eles.os operario que faziam greve iriam sendo demetidos
    Entao foi isso que aconteceu os povos da mina por isso que houve greve mas sem sucesso

    ResponderExcluir
  140. Questão 3

    Os diretores achavam que o escoramentoera uma coisa muito mal feita pelos operarios e que podia desabar a qualquer momento, e foi o que aconteceu, e com isso os diretores acabaram multadando os operarios pelo o escoramento mal feito.

    Nome: Luciana Moutinho
    Turma: 231

    ResponderExcluir
  141. Os diretores não gostavam do trabalho dos operários tudo que faziam tava mal feito,e com isso os diretores multavam os operários devido os escorrimentos das águas.




    Nome:Ana Paula Pacheco dos Santos
    TURMA;231

    ResponderExcluir
  142. Resposta Questão 3

    Os diretores tinham uma visão muito muito pequena dos operários , ou seja, eles viam os operários como trabalhadores insignificantes, porque maltrataram e chamavam palavrões para os trabalhadores , sempre achando que os operários faziam as coisas mal feitas e com isso não valorizavam o trabalho deles.





    Nome : Gabryela Costa
    Turma: 231

    ResponderExcluir
  143. A questão da luta de classes aparece bem nítida logo no início do filme,atribuem a possibilidade de insurgência à redução dos valores pagos por vagonetas retiradas, embora a redução do valor da vagoneta estivesse diretamente relacionada aos escoramentos.A punição que os burgueses viam era a redução do salário dos proletariado, diante do "trabalho mal feito" o escoroamento que poderia a vir desabar a qualquer momento.




    Nome: Marielson da silva

    Turma : 231

    turno : 1º

    ResponderExcluir
  144. aluna:Tatiana Patrícia turma:241 turno:1

    Étienne consegue entrar a trabalhar na mina por causa da morte de um mineiro,mineiros viviam em péssimas condições de trabalho e pesado,miséria, pobreza ganhavam pouco, o ar intoxicado das galerias provocava uma inflamação nos pulmões que ficou conhecida como “doença negra”,muitas pessoas crianças morreram de fome,mulheres pediam comida ao comerciante e ele se negavam a dar ,jovens praticava favores sexuais por troca de comida para ajudar a família e também trabalhavam muito na mina com muita luta e exploração ,então ètienne visando o problema decidiu fazer greve ao capitalismo,enquanto os trabalhadores se organizavam para a greve em virtude da fome que passavam os burgueses se banqueteavam com caranguejos e faisão…as condições era precárias.
    enfim com o fracasso da greve durou pouco,ocorreu a revolta dos operários contra o etienne e foi rejeitado pela comunidade, visto como um dos responsáveis pelas mortes dos operários, por tanto os operários voltaram a trabalharem em situações piores, nessa hora que ocorre o maior desastre da mina provocava pela água . gostei muito, do filme descreve uma situação histórica muito importante.

    ResponderExcluir
  145. Resposta Questão 3

    Os diretores das minas notavam que os escoramentos feito pelos operários eram de má qualidade, e isso causaria uma grande tragédia para eles e pra o restante dos operários, como pena, era retirado uma grande quantia do salário dos operários punidos.


    Nome: Luan Felipe

    Turma: 231

    ResponderExcluir
  146. Questão 3: Como os diretores das minas viam os escoramentos feitos pelos proletariados?
    Resposta: Eles viam esses escoramentos como "trabalhos mal feito", e que era perda de dinheiro. E eles não estavam nem um pouco preocupados com os trabalhadores e suas péssimas condições de trabalho. Tanto que os proletariados viviam e trabalhavam em condições degradantes, e seus salários quase não davam para comprar os seus alimentos.

    Aluna: Ezalita Gonçalves
    Turma: 231
    Turno: Matutino (Manhã)

    ResponderExcluir
  147. ALUNA: Marlene do Monte Pereira
    turma:211
    Questão 1: Como o filme ''germinal'' retrata o dia- a- dia dos proletariados e das suas famílias?
    RESPOSTA: A vida daqueles trabalhadores era marcada por situações de extrema pobreza, por isso ate as crianças tinham que trabalhar, trabalhavam o dia para ganhar a janta, dentro de suas casas os armários permaneciam vazios, mulheres em situação de desespero por não ter com que alimentar seus filhos, se humilhavam mendigando por alimentação aos burgueses. os trabalhadores viviam à custa de pão e agua, trabalhavam muito e ganhavam pouco que mal dava para a sobrevivência da família.

    ResponderExcluir
  148. DENERLAN SANTOS
    TURMA...211
    1Questao..
    Resposta.
    o dia a dia dos proletariados e muito sofrido levantavao de matdrugada pra ir trabalha quase nao tinha o que comer trabalhavam muito e sem segurança alguns erro eram descontados de seus salarios isso fazia com que suas familias sofrensem por muitas vezes nao ter o que comer e por ta cheio de divida no mercado e nao tem como conseguir alimentos ou dinheiro suficiente pra sustenta a suas familias

    ResponderExcluir
  149. Joyce Silva...
    Turma. 211
    1-Questao
    -Resposta:
    Os Trabalhadores Vivem Em Uma Situaçao Nada Agrádavel ,Pois Ele Trabalhavam Muito Pra Ganhar Pouco
    Tudo Que Ganhavam Nao Dava Pra Sustentar As Suas Famílias.
    Fora Que Os Patroes
    Queriam Que Eles Trabalha Se Sem Segurança Alguma. Eles Ainda descontavam De Seus Salários Com O Pouco Que Lhe Sobram Pra o Sustenta Da Família...

    ResponderExcluir
  150. Poala SilvaTurma...211
    1. Questao
    Os proletarios. Nao. Tinha Dinheiro para sustentar sua familia
    Eles Tiinham Que Sair Pedindo Porque tudo o que eles Ganhavam nao Dava nem pra comer ,pois seus chefes ainda dwscontavam do seu salario se algo errado..Alem Que Vender Se Proprio Corpo Pra Compra Comida ...

    ResponderExcluir
  151. NOME: EXEMPLO
    TURMA:
    QUESTÃO 2
    HDFVHWBFIWBFIWRBFIUWBIWUBRFIWUBRIWUBRIWUFBIWUBFIWUBFIWUFBWIUFBWIUFBIWU

    ResponderExcluir
  152. Raiane aquino
    turma: 211
    1 questão
    o dia dia dos proletariados,Mostra a exploração da classe trabalhadora logo depois da revolução industrial, e os diversos movimentos para tentar libertar as classes trabalhadoras da exploração capitalista. as familia dos proletariados, sofria com miseria,com a forme, com o sofrimento causados pelo os capitalista,os proletariados nao eram pagos com forme seu trabalho os capitalista só queria explora-lo

    ResponderExcluir
  153. Nome: José Wenderson Santos Melo
    Turma: 221
    Turno: 1

    Questão: 2

    Resposta: O Movimento Grevista teve seus princípios contra a burguesia, após acidente na empresa de mineração que não tinha segurança alguma ou ate mesmo tivera que passa por muitas falta de segurança, uma péssima remuneração e um espaço de trabalho sem algum tipo de estrutura, a primeira parte parte do movimento grevista foi a aceita a greve a pós o acidente, partia para greve no intuito de melhoria de trabalho, a outra parte só aderia a greve a posso a invasão de trabalhadores fazerem paralisação em frete as usinas foi preciso ave mortes para poder luta pela dignos salários e boas condições de trabalhos,...

    ResponderExcluir
  154. O filme mostra ad grandes difetenças entre dois povos os burgueses eo proletariados e so existiu a greve porque queriam melhorar as condiçao de trabalho e o aumento de salario .pois nao aguentavam mas trabalhar .muitas vezes passavam fome e as mulheres se trocavam por alimetos os burgueses so querim de saber de sua fortuna e seu luxo nao se impotavam com os proletariados turma 221 Aluna.Elizete silva

    ResponderExcluir
  155. Nome: Andrew Henrick de Oliveira
    Turma:221
    Turno:1
    Questão: 2
    Resposta:O movimento Grevista foi Formados em sua maioria por imigrantes estrangeiros, a vida nesses bairros era bastante precária, refletindo os baixos salários dos operários, a jornada de trabalho estafante, a absoluta falta de garantias de leis trabalhistas, como descanso semanal, férias e aposentadoria.
    Os problemas eram muitos. Nas fábricas, por exemplo, ocorria o emprego maciço de mão-de-obra infantil, mais barata que a adulta. Muitas crianças empregadas acabavam com um dos membros mutilados pelas máquinas e, assim como os demais trabalhadores, não tinham direito a tratamento médico, seguro por acidentes de trabalho, etc.

    ResponderExcluir