Pesquise o conteúdo do blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016



TRABALHO DE SOCIOLOGIA: FILME GERMINAL



O filme germinal caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. O filme se passa na frança do século XIX e transmite muito em aquele determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e é claro cultural. O filme é baseado no romance de Émile Édouard Charles Antoine Zola.

Professora Ellen Gomes.

QUESTÕES

TURMA 211

# Comente a motivação dos trabalhadores em iniciar uma greve e suas justificativas. O que a mesma significou para os trabalhadores?


TURMA 221

#Comente sobre a condição dos trabalhadores em relação à remuneração, alimentos, suas casas e habitações, do que adoecem e morrem.

TURMA 231

# Identifique o modo de vida das classes sociais, o conflito entre elas e como se comportam perante o conflito.

TURMA 241

#Comente a visão dos patrões ou burgueses sobre a greve, e quais foram os argumentos contra?

48 comentários:

  1. Olá amadinhos?
    Agora vocês já podem responder a questão de acordo com suas respectivas turmas.

    ResponderExcluir
  2. turma 231
    ellen gomes
    sbdjhbfwjbefwjfiebfubfqjbfiqbefijqfiuewbfgbiwe iwegiw geiwjg eiweg iw iwev iweg iweg iwj gwi

    ResponderExcluir
  3. O filme começa contando a história de Etienne, que está desempregado e chega à mineradora em busca de trabalho, inicialmente não consegue a vaga, porém fica amigo de um senhor conhecido como Boa-Morte pai de Maheu e de sua família, este muito debilitado por conta das péssimas condições de trabalho e do tempo que trabalhava. Praticamente todos os membros da família de Maheu trabalham na mina, desde crianças, de gerações em gerações, pois quanto mais pessoas trabalhando no local, mais conseguiam dinheiro para as necessidades básicas, pois os salários eram muito baixos. As condições e o ambiente de trabalho eram péssimos, havia constante exploração dos trabalhadores, além de ficar expostos a riscos diariamente ao descer as profundezas das minas.

    Turma 231
    Aldair dos Santos Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Turma241Estela Cordeiro Moreira Avisão dos patrões sobre a guerra era que a greve não iria da certo porque os patrões tinham recursos financeiros para se manter, mostrando de forma bem clara que ao contrário deles os opostos precisava de necessidade humanas e materiais.

    ResponderExcluir
  5. Turma241Estela Cordeiro Moreira Avisão dos patrões sobre a guerra era que a greve não iria da certo porque os patrões tinham recursos financeiros para se manter, mostrando de forma bem clara que ao contrário deles os opostos precisava de necessidade humanas e materiais.

    ResponderExcluir
  6. Um homem jovem chega de madrugada na cidade de Marchiennese e logo vê um grande terreno, onde fica uma mina chamada Voreux. Seu nome é Etiénne, que e logo percebeu que os mineiros eram pobres, e o trabalho cansativo, lutando por cada centavo que recebiam. Etiénne procurou um emprego por lá. Quando uma trabalhadora chamada Fleurence morreu, Etiénne ocupou seu lugar. Na mina, as condições eram péssimas para escavar, os mineiros tinham que se ajoelhar, além da temperatura ser de 35°C e o ar não circulava. Etiénne não tinha lugar para ficar então ficou na casa da família Maheu. Na casa dos Gregóire havia uma renda de mil francos. A mãe, o pai e os filhos maiores iam trabalhar na mina, enquanto os menores pediam esmolas. Nas minas o trabalho era tão pesado que a fome era grande. Suas vidas baseava-se em uma rotina inalterável por conta do problema financeiro. Acordavam cedo todas as manhãs para trabalhar nas minas e voltavam na metade do dia para o almoço. Após o intervalo, voltavam à mina e trabalhavam até tarde. Para realizar a higiene pessoal, banhavam-se em uma tina, partilhando todos da mesma água. Étienne ia se habituando ao trabalho, e Seu trabalho era bem feito. Surgiam ideias revolucionárias em sua mente. Como ele era inexperiente, pedia ajuda a Pluchart, membro da Internacional. Suas ideias políticas a influência de Étienne incentivou toda a aldeia, onde a caixa de previdências começou a funcionar. Étienne foi nomeado secretário da associação e recebia até um pequeno salário por cuidar da contabilidade. Sem dinheiro para comida, começaram a surgir os primeiros pensamentos sobre uma possível greve. Quando Maheu foi recebe seu salário e se espantou, devido à diminuição. A injustiça havia aumentado muito. E Etiénne resumiu a situação: "Se a companhia quer greve, ela vai ter greve". o trabalho continuou, De repente, ocorreu um desmoronamento e o filho de maheu estava sozinho no seu setor, acabou ficando soterrado. Maheu o achou depois de um tempo, com as duas pernas quebradas. Para piorar a situação dos Maheu, logo a filha de meheu é obrigada a ir morar com Chaval, deixando menos dinheiro para a família. A diminuição dos salários é a gota d'água que causa a rebelião. Mais as principal consequência da greve é a falta de condições básicas, causada pela privação de salários.
    Maheu e sua família é um forte exemplo desse sofrimento. sofrem com a fome e constante frio.

    turma;231
    lucas jr

    ResponderExcluir
  7. Centro de Estudo Supletivo Professor Paulo Melo
    Diretora: Solane
    Professora: Ellen Gomes
    Disciplina: Sociologia
    Aluna: Francineia Almeida Aires
    Turma: 231 Turma : 1°
    *Filme Germinal.
    No filme Germinal é possível identificar duas classes sócias a classe burguesa, era a classe social rica e os proletariados, qique eram os camponeses e os operários,esses proletariados trabalhavam para os burgueses em condições sub humanas, não tinham nem condições de suprir com suas necessidades.
    E por esse motivo começou os conflitos e as greves de operários, era bem evidente que os burgueses pouco se importavam com os operários, eles queriam saber apenas das financias das fabfábricas,os operários fizeram greves para tentar melhorar suas condições de vida,mais não resultou em nada.

    ResponderExcluir
  8. Proletariados que trabalhavam nas minas de carvão em condições de miséria e penúria. Burguesia e seu cotidiano de brioches, grandes refeições, luxuosas residências e total descaso em relação ao mundo que existe além dos seus portões.
    Os trabalhadores dessas minas de carvão eram explorados pelos seus chefes que proporcionavam condições péssimas de trabalho para os proletariados como; esgotados, trabalhando em condições totalmente impróprias, inseguros, sujeito a acidentes que podem ceifar-lhe a vida ou decepar-lhe um braço ou uma perna cumprindo jornadas de 14, 15 ou 16 horas, recebendo salários baixíssimos.
    Os proletariados vendo suas famílias tendo os mesmos rumos que eles, resolveram entrar em conflito com os Burgueses donos das industrias através das greves; vendo que a greve não adiantou de nada eles entravam nas indústrias e depredavam. Com longos dias de greves os proletariados se viam obrigados a voltar a trabalhar naquelas condições, pois, não tinham mais condições de sustentar suas famílias

    Aluno:Lennon Torquato J. Araújo Turma:231

    ResponderExcluir
  9. aluno:Elvis Cassio
    turma: 231
    percebemos que o modo de vida de uma das classes socias , era bastante precaria, assim conta sobre a vide de etienne, que assumiu o lugar de fleurence que morreu. etienne nao tinha lugar pra ficar na cidade entao ficou na casa da familia maheu. o conflito entre eles era inevitavel poois os chefes dos trabalhadores exploravam seus trabalhadores, nao davam condicoes de trabalho a eles e pagava salarios baixos.o comportamento nao podia ser outro, os trabalhadores entraram em greve comecaram a depredar as industrias , passando o tempo os trabalhadores perceberam que nao tinham condicoes de sustentar suas familias voltaram pra o trabalho escravo !! :-D

    ResponderExcluir
  10. ALUNA: Rita S.dos Anjos
    TURMA: 231
    No filme GERMINAL os proletariados eram os trabalhadores de minas de cavão que eram explorados pelo seu chefe e todos os membros da família tinham que trabalha, desde de crianças ate o mais velho porque precisavam do salário para ajuda os outros membros da família que não podem trabalha por que são crianças bem pequenas.
    Os burqueses eram os mais ricos é proprietários das minas de cavão e também donos dos trabalhadores de cavão.
    E os conflitos se agrava, por que os trabalhadores entram em greve, os que permanecem trabalhando,começa a gerando conflitos e causa necessidade para os proprietários das minas de cavão e também ocorrendo varias mortes,com essa situação.

    ResponderExcluir
  11. Aluna : Elem Patricia
    Turma : 231
    No filme Germinal, os menos favorecidos eram os trabalhadores que trabalhavam em minas de carvão, trabalho duro e pesado.
    E eram poucos remunerados, pois seus salários eram muito baixos, e todos da família tinha que trabalhar desde as crianças de 10 anos até os mais velhos, não importava a idade, era trabalho braçal .
    Os que mandavam, ou seja, os donos das minas queriam pagar salários muitos baixos, com isso tiveram a ideia de entrar em greve, com isso gerou muitos conflitos pois os proletariados pararam de trabalhar e as minas começou a quebrar, assim trazendo prejuízos financeiros para os donos das minas e também para os proletariados, essa situação ocasionou muitas mortes por causa das greves.



    e-mail: Elem.patricia@outlook.com

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Ataide Pessoa do Rego Neto
    Turma: 231
    Germinal narra a absurda diferença de classe existente na França do século XIX, onde a miséria imperava entre os trabalhadores das minas e os ricos viviam em extrema riqueza. As famílias, para sua subsistência, trabalhavam até 16 horas por dia. Pais e filhos, que perdiam sua infância para poder contribuir no sustento da casa, com o objetivo de que houvesse o mínimo para que não morressem de fome. O filme retrata com clareza e crueldade e a indiferença da burguesia para as necessidades do proletariado, que vivia à míngua. Mães e filhas, muitas vezes se sujeitavam aos caprichos sexuais de comerciantes inescrupulosos para que não faltasse um pouco de comida; o comerciante inescrupuloso, aliás, representa a falta de compaixão daqueles que tinha um pouco mais que a maioria dos miseráveis, e a sua mutilação por uma das mulheres durante uma das revoltas que acontecem no filme mostram a indignação dessas mulheres que eram subjugadas por causa da sua fome e da família.Quem era muito rico desconhecia ou menosprezava a situação de penúria dos trabalhadores humildes.
    diante de tanta miséria e exploração, era inevitável a revolta por parte daqueles oprimidos, daí acontecer a greve dos mineiros que desencadeia uma série de conflitos entre burgueses e trabalhadores. Toda essa insatisfação, obviamente, foi o estopim para o surgimento de greves demonstrando as questões sociais que levaram à criação de sindicatos para lutar pelos direitos dos trabalhadores que não tinham nenhum tipo de regalia ou direito. Apenas ganhavam pelo que trabalhavam e somente quando trabalhavam. O trabalho infantil também é exposto no filme deixando claro que não havia qualquer objeção contra essa violenta agressão que é a perda literalmente da infância para viver no fundo de um buraco trabalhando incessantemente.As pessoas envelheciam precocemente e adoeciam em virtude da vida precária, resultante de um trabalho injusto e sacrificante.

    ResponderExcluir
  13. No filme Germinal narra a absurda diferença de classe existente na França, onde a miséria era muito grande entre os trabalhadores das minas, enquanto os ricos tinham uma vida de fartura e conforto, muito diferente da vida dos trabalhadores.As familias dos trabalhadores para a subsistência, trabalhavam 16 horas por dias.Tantoa Pais e Filhos nao teve uma infância digna, pelo fato de garantir o sustento da casa, com o objetivo de que houvesse o minimo para que nao morresse de fome, chegando as vezes a se sujeitar ao caprichos sexuais de comerciantes.Quem era rico desconhecia e menosprezava a situação da penúria dos trabalhadores humoldes.A indignação que o filme mostra é as mulheres ficam revoltada do que aconteceu.E logo acontece dos mineiros o conflito da Burguesia e Trabalhadores.Vendo que a greve nao adiantou de nada eles entravam na indústrias e depredavam e com longos dias de greve os proletariado se viam obrigados a voltar a trabalhar,pois nao tinham condições de sustentaram a sua familia.

    Aluna:Joane Marceli Dias Braz
    Turma:231

    ResponderExcluir
  14. Aluno:Fábio Weslen Pereira

    Turma:241

    A injustiça dos patrões,que vivem uma vida regada ao luxo.Enquanto que a posição dos trabalhadores que recebem um salário muito baixo,que mal da para sobreviver e sustentar suas famílias que geralmente são enormes,e aos trabalhadores da mina que correm o risco de serem soterrados devido ao escoramento que esta mal feito,e com esses escoramentos mal feitos com risco de desabamento os trabalhadores são multados,e também o risco de explosão devido a circulação de gases em certos lugares da mina.
    O luxo dos patrões incomodava a classe menos favorecidas,que era os empregados ,com isso,foi criado uma caixa de previdência dos trabalhadores,visando a resistência ao capitalismo,um dos trabalhadores tomou frente a greve parcial,por causa da exploração de seus respectivos patrões.
    O filmo "GERMINAL" refere-se ao cotidiano de exploração daquela época sofridos pelos trabalhadores da mina.

    ResponderExcluir
  15. Aluno: Ediandreson Anjos dias
    Turma: 231
    Filme : Germinal
    O filme se passa na cidade de Montsou, na França e retrata árdua vida dos operários nas minas de carvão . Étienne Lautrer chegar a cidade em busca de emprego e se depara com as dificuldades enfrentadas pelos mineiros. Logo ,ele propõe aos mineiros uma luta contra a desigualdade social imposta pelo capitalista .
    Após convencer todos os operários a se unirem em busca de melhores condições de trabalho.
    Para isso formaram uma caixa reserva, onde depositavam uma quantia por mês a fim de sobreviver no período da greve.
    Como as reivindicações propostas não foram aceitas pelo capitalista, a greve iniciou- se mesmo que alguns operários não tivessem apoiado a causa ,salários, a greve se estendeu. Com isso muitos começaram a passar fome ,provocando desespero no ambiente famíliar.,

    ResponderExcluir
  16. Eliane da silva lima turma: 241 O filme germinal se passa na França no século XIX onde adultos e crianças se obrigam a trabalhar nas minas de maneira desumana correndo o risco de perderem suas próprias vidas por meios de desmoronamento,e o que ganham mal dava para suas alimentações.Foi através de um operário chamado Etiénne que começou a falar para os operários que eles não deveriam aceitar aquelas condições precárias,pois os patrões precisavam dos seus trabalhos.Foi então que começou a ideia de uma greve,muitos deles dizia que não daria certo,pois deveriam acabar com tudo. Entretanto eles resolvem fazer greve mais não tem muito êxito.Então voltam a trabalhar nas minas.

    ResponderExcluir
  17. Aluna : Amanda das Neves Lopes
    Turma : 231
    O filme retrata a vida precária dos trabalhadores franceses do século XIX, que trabalhavam em uma mina de carvão, onde podemos ver a vida sofrida desses trabalhadores, como as altas temperaturas, falta de ventilação, os riscos de desmoronamento, entre outros.
    A população era explorada através de várias horas de trabalho, todas as famílias eram obrigadas a trabalhar nas Minas, até mesmo crianças, apenas para garantir um mínimo necessário para a sobrevivência, que ainda sim era insuficiente diante de vários horas de trabalho que eram realizados por eles.
    É visto que nas Minas as condições são péssimas, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar ajoelhados ou agachados, com ferramentas pequenas, em elevadas temperaturas, com precariedade na ventilação, na alimentação.
    Quando havia um desmoronamento os mineiros, eram responsáveis e assim eram punidos com desconto em seus salários, já os acidentes eram afastados sem nenhum recurso ou assistência pelos proprietários das Minas.
    É possível identificar suas classes sociais através de suas condições de vida, os donos das Minas que no caso são os burgueses, que vem de boa família, que são ricos e os trabalhadores que seriam os pobres, de baixa renda, que não tinham condições, e por isso os conflitos e as greves começaram, no entanto não deu em nada pela falta de interesse com eles é suas greves,, preocupados apenas com os lucros e fábricas, a greve não deu em nada.

    ResponderExcluir
  18. Na visão dos patrões não deveria haver greve, porque eles estavam sendo manipulados, porque a empresa tratava eles como filhos, dando comida,remédio,moradias, e o líder do grupo não deveria se juntar as outros, por ser o funcionário mais velho na empresa.
    Seus argumentos para que não houvesse greve era que todas as empresas estavam indo a falência e a empresa não era a ocupada pela crise, e não tinha como pagar um bom salário, e que a greve iria ser um desastre e em uma semana todos iriam morrer de fome


    Turma 241
    aluno Mauricio Alves Cardoso

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Eliana Ramalho
    Turma: 241
    Professora: Ellen Gomes
    Tema: Filme Germinal

    #Comente a visão dos patrões ou burgueses sobre a greve.

    A grande visão dos “patrões” (burgueses) em relação à greve.
    É de que pouco se importavam com a greve, que não daria em nada, por serem de classe alta (burgueses), possuidores de grandes riquezas. Viam os trabalhadores como animais, escoria que não tinham direito algum, a não ser só de obedecer. Que os trabalhadores da mina já tinham até demais para sobreviver; como se os patrões já estivessem feito um favor por tê-los empregados; sem dar condições dignas de trabalho, que eram tolos, ignorantes, preguiçosos e que faziam muitos filhos.
    Preocupavam-se apenas a não saírem no prejuízo, tanto que na consequência da greve foram contratos novos trabalhadores de outros lugares e também aqueles que não aderiram à greve.
    Outra preocupação dos patrões era com segurança das minas, tanto que foram contratados policiais para que os grevistas não depredassem as minas.
    Ou seja, não tinham o mínimo de preocupação com os seus trabalhadores.


    #E quais foram os argumentos contra?


    Os argumentos dos trabalhadores eram de que os patrões precisavam deles, que eles não eram recompensados devidamente por seus trabalhos através de salário, condições de trabalho, segurança e moradia; vivendo em condições sub-humanas.
    Sendo o salário um dos maiores problemas, era obrigada toda a família a trabalhar como mulheres, crianças e idosos. Para que o pouco salário se tornasse maior e assim não morressem de fome.
    Os trabalhadores não achavam justo trabalharem tanto e não saírem daquela condição de miséria, onde os patrões usufruíam dos maiores luxos, por isso o inicio da greve.

    ResponderExcluir
  20. ��Aluna:keisse Ane Vilhena B.
    ��Professora: Ellen Gomes
    ❌Turma:231
    ✅*Filme Germinal.
    ��A história do filme gira em torno de uma família, que se encontra nas condições de miséria
    Havia duas classes sócias a classe burguesa, era a classe social rica e os proletariados, que eram os camponeses 
    manifestações foram provocadas pelas condições precárias de trabalho, pela miséria, exploração e pelos baixos salários impostos pelos patrões aos operários.
    construção de inúmeras ferrovias, classes sociais capitalistas: a burguesia, com seus meios de produção, e o proletariado, cuja força de trabalho era explorada.
    A base da mentalidade dos burgueses de tal época era a exploração máxima da classe trabalhadora o proletariado de maneira que pudessem garantir o lucro e manter a massa operária.
    começou gerando conflitos e ocasionou consequecias como aumento do trabalho para os proletariados e reconhecimento pelo seus esforços
    era de baixa remuneração aos proletariado
    para os proprietários tiveram apenas prejuízo com seu egoísmo de apenas obter lucro com as minas de cavão e também ocorrendo varias mortes,com esses conflitos entre burgueses e camponeses.

    ResponderExcluir
  21. Aluno:Agnaldo
    Turma:231
    *Filme Germinal
    O filme desmostra a realidade de uma época em que as classes dominantes
    Que eram os burgueses exploravam as inferiores que eram os proletariados em que as condições que se deparavam era precárias. As família dos proletariado encontravam-se em total situação de miséria os trabalhadores proletariado se sentiam-se desrespeitados desvalorizados pela forma de como eram tratados pelos burgueses com horas excessivas de trabalho e não haviam preocupação com o bem-estar dos trabalhadores.
    Gerando desentendimentos entre os donos burgueses e os proletariado.

    ResponderExcluir
  22. Nome:Eloane Reis Neves
    Turma:241
    A Visão que eles tinham era de barrar o movimento para que os mineradores continuassem aumentando sua riqueza.Segundo eles,uma greve seria ruim para os dois lados ,pois os mineradores não teriam dinheiro para se alimentar e os patrões perderiam o lucro enquanto as máquinas e a produção estariam na inércia.O principal argumento utilizado pelos patrões é de que o aumento do salário dos trabalhadores não seria possível porque a empresa não teria como arcar com essas despezas a mais e teria assim que ser fechada prejudicando tanto os burgueses,quantos os operários ,eles não atendem as demandas de um movimento grevista sob o pretexto de que é impossivel atender as necessidades do trabalhador sem se prejudicar.

    ResponderExcluir
  23. Os burgueses somente queriam obter financeiramente mas riqueza .os trabalhadores só queriam seus direitos perdidos pela chasse burguesa não Valeira de nada .assim como o manifesto da greve não teu em nada só morte e mas miséria pra sobreviveu. Aluna rosillene turma 241

    ResponderExcluir
  24. turma 211
    ellen gomes
    sdbfbfiwubfiwubfiwubeiwuebfiwuebfiwuebfiwuebfwiuebfiwuebfiwuebfiwuebfiweufbiweufbiweufbiewufbieufbiewufeiufiewufeugfiweugfiweufgiwuegfiweufgwiuefiwuefgiwuegfiwuegf

    ResponderExcluir
  25. turma: 221
    ellen gomes
    whbdfwubfwuebfuwybfeiwuufbiwufbiwuefiwuevfwuevfiwuefvwevfiuefviweufviwuevfiwufviwuefveiwufvewiufviwuv

    ResponderExcluir
  26. turma: 221
    melquezedek dos reis correa
    1993, dirigido por Claude Berri e baseado no romance de mesmo nome escrito por Émile Zola no final do século XIX, será nossa referência de base para a execução de uma pesquisa sobre o direito à greve pelo empregado, suas motivações e se a mesma realmente se justifica perante uma situação de crise econômica.O objetivo seria verificar qual o ponto de intersecção entre os entraves do capitalismo, que almeja sempre a maior produtividade possível com o mínimo de despesas, em detrimento dos direitos do empregado de observar uma contraprestação capaz de atender suas necessidades relativas à manutenção de uma vida social digna.

    ResponderExcluir
  27. Turma:221
    Marleson Conde Gouveia
    O filme conta a história de famílias pobres que trabalham em uma mina de carvão com condições precárias sem segurança eles recebem um péssimo salário, o dinheiro que eles recebem mal da para comprar comida, a maioria das meninas se prostituiam para ter uma roupa boa ou consegui comida, essas pessoas viviam numa condição precária suas casas não tinha uma estrutura boa, as mulheres tinham que fever a água para seus maridos e seus filhos tomarem banho, tinham muitos filhos, os meninos maiores tinham que ir com o pai para o trabalho, e as meninas normalmente se casavam cedo.

    ResponderExcluir
  28. Uns dos motivos, seria a forma de trabalho "escravo" que os proletariados exerciam e eles estavam sujeitos a acidentes que poderiam-lhe ceifar-lhe a vida ou desmembrar-lhe partes de seu corpo, vilipendiando os trabalhadores. As horas de trabalho que eram sucessivas a 16 horas sem pausa ou ao menos descanso, salários baixíssimos e tendo que ver sua família toda se encaminhar para o mesmo tipo de trabalho e péssimas condições, pouco resta aos trabalhadores senão a luta contra aqueles que os oprimem.
    Os proletariados não aguentavam mais mais aquela situação e resolveram ir à luta, reivindicar seus direitos, entrar em greve. A partir daí vieram muitas mortes em decorrência da objeção dos proprietários das minas em não sucumbir aos interesses dos empregados. Após muito tempo de paralisação do trabalho perceberam que haviam perdido mais com a greve do que ganho, e voltaram aos trabalhos, com algumas poucas vantagens.


    Lucas Santos
    turma: 211

    ResponderExcluir
  29. Pode-se ver de forma explicita no filme o inicio das revoltas populares, pois desde o início do capitalismo, da sua implantação lá no século das grandes navegações, do capitalismo comercial, ele dá origem a profundas contradições e injustiças, marcadas pela forma de como era explorada brutalmente a mão de obra operaria inclusive infantil sem oferecer direitos,O processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões, o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e materiais. Esses trabalhadores só queriam apenas que seus direitos de viver fossem respeitados e digno de usufruí-los. E por fim da greve resultados negativos que estava gerando,a fome e a morte de familiares, muitos começaram a se rebelar contra o principal organizador.


    Turma:211
    Aluna: Rivanna Costa

    ResponderExcluir
  30. Turma:221
    Nome:Yhorra Felipe
    Constituída de pura exploração e pobreza,desde crianças ate os mais idosos,porque precisam dos míseros salários para assim juntos conseguirem a subsistência de todos,sendo assim necessário quando acontece uma morte substituírem rapidamente o membro perdido no trabalho,a pobreza dos personagens e evidente,a situação que vivem e quase calamitosa,a cozinha não tem nada de comer,as crianças pedem comida,pão,agua causavam-lhes cólicas devido as condições precárias as quais eram armazenada.As mulheres ficam desesperadas por não terem que dar de comer as crianças e se endividam com um comerciante inescrupuloso e espertalhão,este nem sempre esta disposto a permitir credito,devido o pagamento frequentemente esta atrasado,mas costuma aceitar favores sexuais em troca de comida,as mães desesperadas com a fome aceitam tal aproveitamento cedendo suas filhas ou a ela mesma ao promisculo e depravado comerciante

    ResponderExcluir
  31. Os motivos que levaram os trabalhadores a gritarem pelos seus direitos foi as condições precárias no qual eles se encontravam. Como a falta de segurança, de compromisso com o trabalhador, com a sua saúde, e a falta de respeito com os seus familiares, por que passavam por necessidades. Então baseado no filme que assistir e conforme o meu entender os Burgueses não estavam nem ai para os seus operários e com todas essas péssimas condições era diminuído mais ainda os seus salários. As minas nao tinham equipamentos de protecao como; mascaras, iluminacao apropriada, estacas de madeira que suportavam o solo e com isso acontecia muitos desmoronamentos. Entao os motivos foram esses e com isso os trabalhadores grevaram gritando pelos seus direitos.



    Turma:211
    Aluna: Ana Caroline Azevedo

    ResponderExcluir
  32. bom as condições de trabalhos eram precárias . os trabalhodres n tinham nenhum direito a nao ser pelo salário mal pago e também nao possuiam casa própria, seguro desemprego, vale alimentação e etc. nao tinham privacidade água encanada energia e muito menos privacidade , a prostituiçao passou a ser algo comum depois de um certo tempo como o dinheiro nao era o suficiente nem para matar a fome as mulheres eram muitas das vezes obrigadas a se prostituir para ter o que queriam ....

    TURMA 221
    ALUNO: ALEXANDRE VINICIUS DE JESUS LOPES DA COSTA

    ResponderExcluir
  33. Turma:221
    Aluno: Rayflam dos Santos Ferreira
    Na visão dos patrões não deveria haver greve, porque eles estavam sendo manipulados, porque a empresa tratava eles como filhos, dando comida,remédio,moradias,e o líder do grupo não deveria se juntar as outros,por ser o funcionário mais velho na empresa.os funcionários não tinham nenhum direito a nao ser pelo salário mal pago e também nao possuiam casa própria, seguro desemprego, vale alimentação e outros. Não tinham privacidade água encanada energia e muito menos privacidade , a prostituiçao passou a ser algo comum depois de um certo tempo como o dinheiro nao era o suficiente nem para matar a fome as mulheres eram muitas das vezes obrigadas a se prostituir para ter o que queriam.

    ResponderExcluir
  34. Turma 211
    Mikaella Rodrigues
    Com base ao filmem o que levou os trabalhadores a fazerem um greve foi:a falta de segurança, de compromisso com o trabalhador, com a sua saúde, e a falta de respeito com os seus familiares, por que passavam por necessidades.Esses trabalhadores só queriam apenas que seus direitos de viver fossem respeitados e digno

    ResponderExcluir
  35. Turma:211
    Susy Miranda

    O direito de greve assegurado constitucionalmente, surge como uma vitória da classe operária para a obtenção de melhores condições de trabalho, desta forma é de suma importância seu estudo e apresentação no meio jurídico.
    Os proletariados não aguentavam mais aquela situação e resolveram ir à lutar, reivindicar seus direitos, entrar em greve. A partir daí vieram muitas mortes em decorrência da objeção dos proprietários. Muito tempo de paralisação do trabalho perceberam que haviam perdido mais com a greve do que ganho, e voltaram aos trabalhos,com algumas poucas vantagens.

    ResponderExcluir
  36. Turma:221
    Aluna:Benedita Rodrigues da Silva
    O filme retrada a vida de trabalhadores de uma mina de carvão, por não terem estudo e entendimento eram explorados pelos donos das minas, recebendo salários baixos, naquela época até as criança tinham que trabalhar, normalmente os pais casavam as meninas cedo.

    ResponderExcluir
  37. Turma:221
    Aluno: Salatiel Moraes dos Santos
    A história passada no filme e de trabalhadores explorados, com condições de trabalho sub humanas, a mina de carvão não tem segurança, a maioria das pessoas que trabalham nessas minas no futuro teram dificuldades para respiras entre outras complicações.

    ResponderExcluir
  38. Aluna:Rayana Souza Almeida
    Turma:221
    O que podemos perceber que eram pobres operários, vivendo em condições precárias, onde estavam sujeitos doenças por causa da combustão do carvão, e a acidentes, podendo morrer a qualquer instante. Trabalhavam muito e recebindo pouco, sendo que normalmente toda a família estava trabalhando na mina, sejá crianças ou idosos e isso era uma grande necessidade, pois já ganhavam pouco, mas sem aquilo, não iriam sobreviver, tanto é que em todo instante, surgiam pessoas a procura de trabalho na mina de carvão.

    ResponderExcluir
  39. ALUNA: Maria Lucinete
    TURMA:211
    O trabalhador recém chegado estimula os outros a começarem um fundo de reserva a fim de iniciarem uma greve reivindicando aumento de salários e melhores condições, cada um dando uma determinada contribuição para isso, e encorajam-se a iniciar a greve.Eles tentam falar sobre as suas reivindicações com o diretor geral da mina, não obtendo sucesso, pois este arruma várias desculpas para justiçar a permanência do funcionamento delas (as minas).

    ResponderExcluir
  40. Aluna:Ianca Karinne Soares Soeiro
    Turma:211
    Os trabalhadores só gritavam pelos seus direitos e condiçoes precarias. Não tinham uma boa saude e não tinham uma certa segurança.
    O filme mostra que os burgueses não estavam nem ai para o "povo". E percebemos tambem a falta de equipamento.

    ResponderExcluir
  41. Aluna:Brena camilla vales castro
    Turma : 211
    A história refere-se ao cotidiano
    de exploração sofrido pelos trabalhadores de várias minas de carvão na região de Montsou, França. Recebiam baixos salários, laboravam em exaustivas jornadas e péssimas condições de trabalho. Mesmo com todas essas privações, a vida continuava em "Deux–cen–quarante", a vila de trabalhadores das minas Voreux, Jean-Bart e adjacências. Contudo, aos poucos os ânimos foram se acirrando, e os mineiros começaram a ter consciência que a forma de vida que levavam não era algo natural, que enquanto eles penavam por pão e água ao fim do dia, os burgueses esbanjavam-se em sofisticada refeições.

    O momento chave desses trabalhadores foi uma súbita redução de seus salários, que por sinal já eram baixíssimos. A alegação dada pelos burgueses para o acontecimento era a crise que o mundo capitalista estava vivendo, marcada pela superprodução de mercadorias e pela falta de mercados consumidores, por isso não poderiam manter aquele salário. Entretanto, os já desgastados proletários não agüentavam mais aquela situação e resolveram ir à luta, reivindicar seus direitos, entrar em greve. A partir daí vieram muitas mortes em decorrência da objeção dos proprietários das minas em não sucumbir aos interesses dos empregados. Após muito tempo de paralisação do trabalho perceberam que haviam perdido mais com a greve do que ganho, e voltaram aos trabalhos, com algumas poucas vantagens.

    ResponderExcluir
  42. Aluno: Luam Carlos G. Miranda
    Turma:221
    O filme retrata a vida dos mineiros que trabalhavam em condições horriveis, um trabalho praticamente escravos onde os mineiros trabalhavam e recebião salarios muitos baixos, alem de ocorrer varias mortes em acidentes e em doenças que pegavam nas minas!

    ResponderExcluir
  43. TURMA:211
    ALUNA:VANESSA FREITAS LOBATO

    RESPOSTA:
    A grande insatisfação social por parte dos trabalhadores das minas que se mostravam com uma postura altamente ofensiva diante da injustiça provocada pelos baixos salários e cobranças de multas devido às escoriações sofridas.
    Cm a greve houve muitas mortes e tragédias,isso por causa da objeção dos proprietários.Os trabalhadores voltaram a trabalhar porque perceberam que perderam muito mais do que ganharam com a greve e obtiveram poucas vantagens...

    ResponderExcluir
  44. A partir da metade do seculo XIX sob o processo da revolução industrial no interior da frança conta a historia de uma vila de mineiros que trabalhavam em uma mina de carvão em condições precárias sem equipamentos de proteção seus salários cada vez menor não tinham condições de sustentar sua família, as mães desempregadas era obrigadas a ser prostituir por comerciantes e mercenário ou entregar suas filhas para a prostituição, as crianças tomavam água sem ser tratadas e muitas morreram de cólicas devido a água ser improprias para o consumo.

    aluno: Rômulo castelo pena

    turma: 221

    ResponderExcluir
  45. Aluno: Bruno machado do rosário
    Professora: Ellem Gomes
    Turma: 221

    As relações mais desagradaveis do filme foi uma das condições dos trabalhadores, que trabalhavam em condições precarias mesmo, trabalhanvam longas horas de trabalho e recebião miserias, sem terem nenhum beneficio.Outra questão era das moradias deles,eles viviam sem nenhum conforto sem falar da privacidade que era zero e dormião todos juntos quase,
    Resumindo a vida deles era pessima,sem falar da alimentação deles que era pessima tambem, comião so pão com agua e sopa pelo que deu pra percebe, pelo fato deles se alimentarem super mal,eles ficavam fracos e adoenciam mais ainda trabalhando nas minas de carvão por falta de nenhum equipamento necessario para o servisso, deu pra ver que eles colocavão panos nos rostos e não mascaracas que seria o certo.

    ResponderExcluir
  46. A motivação dos trabalhadores eram busca novas melhorias para minas e eles estavam exaustos de tantas jornadas péssima e entretanto muito desgastadora que mostravam os próprios trabalhadores que não aguentava mas aquelas situação precárias. O trabalhadores tinha uma realidade de exploração da burguesia
    Hermeson dos santos Silva
    Turma: 211

    ResponderExcluir
  47. Turma:221
    Aluna: Maylen brenda Ferreira dos santos
    A maioria dos empregos naquela época eram em minas de carvão, os trabalhadores eram explorados com muitas horas de trabalho, com péssimas condições nas minas e sem segurança alguma, o salário era pouco, mal dava para comprar o alimento, os trabalhadores estavam se reunindo para fazer greve contra os patrões.

    ResponderExcluir
  48. Aluna:Francisca Baia da cruz
    Turma:211
    Com a forma do trabalho escravos,com o perigo de acidente constante que tinham com seu trabalho que poderiam perder a vida,com as as horas de trabalho muito sucessivas de 16 horas de sem pausa para descansarem,com o salários muito baixo que recebiam,vendo toda sua família seguindo para o mesmo tipo de trabalho escravo com péssimas condições foram as motivações para que eles realiza em a greve.
    Significativo ficava o fim das péssimas condições de trabalho que eles exerciam,mas poucos ganharam com greve,por que a pós muito tempo de paralização do trabalho vieram muitas mortes em decorrência da objeção dos proprietários das minas em não atender os interesses dos empregados,e voltaram ao trabalho com poucas vantagens de perde do que ganha.

    ResponderExcluir