Pesquise o conteúdo do blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conselheiro econômico da Embaixada de Cuba visita o CESPPM

Fonte: Agência Amapá
O secretário de Estado da Educação, José Maria Lobato, a diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Ivana Antunes, o conselheiro Econômico da Embaixada de Cuba, Raciel Rodrigues e técnicos visitaram algumas instituições de ensino estaduais, entre elas o Centro de Estudos Supletivos Paulo Melo e o Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Sousa.

O diretor do Centro Graziela Reis de Souza, Jair Donizetti, mostrou as instalações da instituição e relatou algumas dificuldades encontradas ao assumir a gestão. "Quando assumi o Graziela, o curso de enfermagem estava parado por recomendação do Conselho de Enfermagem e, com muito sacrifício, conseguimos instalar os laboratórios exigidos e hoje funcionamos normalmente", relatou o gestor.

O conselheiro Raciel Rodrigues explica que o Governo do Estado do Amapá pretende futuramente assinar um Termo de Cooperação Técnica com Cuba nas áreas da Saúde, Educação e do Desporto.

"Na área da educação, nós temos um interesse especial em relação ao Programa de Erradicação do Analfabetismo, que há anos Cuba se tornou referência. Lá, o programa se chama 'Sim, eu posso', e esse modelo de alfabetização já foi implantado por vários países da América Latina e o Governo do Amapá também quer trazer essa referência para o Estado", enfatizou Raciel Rodrigues.

O secretário de Estado da Educação esclarece que esse Termo de Cooperação Técnica, que futuramente será assinado, não se trata de captação de recursos, não haverá custo algum para o Estado.
"Esse termo nos proporcionará troca de experiências, onde eles nos mostram os projetos que deram certo e, em contrapartida, nós faremos o mesmo em áreas como da saúde. Nós, brasileiros, temos boas referências em relação à diminuição dos casos de malária, por exemplo, situações estas que Cuba ainda sofre", ressaltou José Maria Lobato.

Adryany Magalhães/Seed      

Nenhum comentário:

Postar um comentário